Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Idelsuite de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, I. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287-
dc.description.resumoA educação em toda trajetória tem sofrido influências político-econômico-ideológicas centralizando as decisões educacionais nas mãos de poucos, para satisfazer tais interesses desenvolveu durante muito tempo uma prática voltada para os aspectos técnicos – burocráticos em que o controle era a principal estratégia assegurado assim o papel reprodutor da sociedade brasileira. Sendo assim, fica fácil entender por que a Supervisão a nível local também tem seguido o caminho de reprodutora do sistema. Podemos confirmar tal afirmação através das monografias produzidas pelas alunas concluintes dos períodos 92.1 e 93.1 da UFCG - V - Cajazeiras/PB, onde demostram que os supervisores entrevistados declaram exercer múltiplas funções, tendo o trabalho da Supervisão um caráter fiscalizador. A referida pesquisa realizada com os Supervisores que atuam na 9° e 10° Regiões de Ensino da Paraíba e nas Secretarias Municipais da Educação e Sousa e Cajazeiras, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva para superação de alguns problemas que atingem a educação e que podem ser trabalhados pelo Supervisor. Dentre vários pontos existentes na prática cotidiano a da Supervisão, destaca-se a forma como é trabalhado Currículo e por extenso e Planejamento de Ensino no âmbito da escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePlanejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.pt_BR
dc.date.issued1994-03-
dc.description.abstractEducation throughout its trajectory has suffered political-economic-ideological influences, centralizing educational decisions in the hands of a few, in order to satisfy such interests it has for a long time developed a practice focused on technical aspects - bureaucratic in which control was the main strategy ensured thus reproductive role of Brazilian society. Therefore, it is easy to understand why Supervision at the local level has also followed the path of reproducing the system. We can confirm this statement through the monographs produced by the concluding students of periods 92.1 and 93.1 of UFCG - V - Cajazeiras / PB, where they demonstrate that the interviewed supervisors declare to exercise multiple functions, with the work of Supervision having a supervisory character. The aforementioned research carried out with the Supervisors working in the 9th and 10th Teaching Regions of Paraíba and in the Municipal Secretariats of Education and Sousa and Cajazeiras, configured the supervisory action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that affect education and that can be addressed by the Supervisor. Among several points that exist in everyday practice, that of Supervision, the way the Curriculum is worked out and in full and Teaching Planning within schools is highlighted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14033-
dc.date.accessioned2020-08-12T20:31:56Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T20:31:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectSupervisorespt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectSupervisorspt_BR
dc.subjectTeaching Planningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.pt_BR
dc.identifier.citationPEIXOTO, Cláudia Katiany de Alencar Brasil. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 31f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA KATIANY DE ALENCAR BRASIL PEIXOTO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1994.pdfCláudia Katiany de Alencar Brasil Peixoto. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1994.6.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.