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Title: Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
Other Titles: Collaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services.
???metadata.dc.creator???: CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Petruska de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva.
Keywords: Consumo Colaborativo;Motivações do Consumidor;Tecnologia;Hospedagem Compartilhada;Collaborative Consumption;Technology;Consumer Motivations;Shared Hosting
Issue Date: 27-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.
Abstract: This dissertation aimed to investigate how the motivations (hedonic and utilitarian) of the consumer are configured with the co-creation of value in collaborative consumption practices and their relationship with confidence in the use of shared hosting services supported by technology. Based on the literature on economics of sharing and collaborative consumption. The three articles corresponded to the application of a survey and the use of structural equation modeling that proposed to analyze the role of motivations in a shared hosting platform. The results showed that hedonic motivation is characterized as an antecedent variable to value cocreation, consumption experience, confidence and perceived utility; indicating a relevant role of hedonism for the purchase decision in collaborative consumption. The results of the present study can contribute to structuring strategies that are more appropriate to the profiles of these audiences. Companies linked to the phenomenon of collaborative consumption can benefit from better developing services in ways that are more consistent with the identified consumption motivations.
Keywords: Consumo Colaborativo
Motivações do Consumidor
Tecnologia
Hospedagem Compartilhada
Collaborative Consumption
Technology
Consumer Motivations
Shared Hosting
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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GABRIELLE MARIA DE OLIVEIRA CHAGAS – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


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