Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCHAGAS, G. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605389110154901pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, Edvan Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Petruska de Araújo.-
dc.contributor.referee2GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva.-
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConsumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.pt_BR
dc.date.issued2020-01-27-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate how the motivations (hedonic and utilitarian) of the consumer are configured with the co-creation of value in collaborative consumption practices and their relationship with confidence in the use of shared hosting services supported by technology. Based on the literature on economics of sharing and collaborative consumption. The three articles corresponded to the application of a survey and the use of structural equation modeling that proposed to analyze the role of motivations in a shared hosting platform. The results showed that hedonic motivation is characterized as an antecedent variable to value cocreation, consumption experience, confidence and perceived utility; indicating a relevant role of hedonism for the purchase decision in collaborative consumption. The results of the present study can contribute to structuring strategies that are more appropriate to the profiles of these audiences. Companies linked to the phenomenon of collaborative consumption can benefit from better developing services in ways that are more consistent with the identified consumption motivations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034-
dc.date.accessioned2020-08-12T22:19:27Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T22:19:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConsumo Colaborativopt_BR
dc.subjectMotivações do Consumidorpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectHospedagem Compartilhadapt_BR
dc.subjectCollaborative Consumptionpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectConsumer Motivationspt_BR
dc.subjectShared Hostingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCollaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services.pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE MARIA DE OLIVEIRA CHAGAS – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.