Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14073
Title: As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising.
Other Titles: Information and communication technologies in the teaching and learning of random models: percolation and ising model.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOARES, Danyel Judson Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NETO, Jose de Miranda Henriques.
???metadata.dc.contributor.referee4???: FREITAS, Heron Neves de.
Keywords: Ensino e aprendizagem;Simulação;Percolação;Modelo de Ising;Teaching and learning;Simulation;Percolation;Ising model
Issue Date: 6-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos. As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising. 2011. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas das maneiras de ensinar atualmente não se justificam mais, pois perde-se muito tempo, aprende-se muito pouco e desmotiva-se continuamente. Ensinar e aprender exige muito mais flexibilidade de espaço, tempo, pessoal, grupos e de processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. A educação de qualidade e o mais novo desafio, pois tem como meta a formação de um cidadão crítico e reflexivo. Diante desses espaços mais abertos, apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, permitindo a realização de atividades inovadoras na educação. No meio das TICs, abordaremos de maneira mais intensa a utilização das simulações computacionais em linguagem JAVA como ferramenta de mediação do processo de ensino e aprendizagem de Modelos Aleatórios: percolação e modelo de Ising. Para a compreensão desses modelos, abordamos a teoria, evidenciando os conceitos e comportamentos. As simulações utilizadas neste trabalho são essenciais para compreensão de percolação e modelo de Ising, uma vez que não se tem soluções analíticas. Baseado nestes aspectos e ainda no interesse de utilizarmos uma ferramenta das TICs, apropriamos e utilizamos as simulações como "experimentos", visando comparar os valores teóricos com os obtidos nas simulações, bem como o seu comportamento, frisando de maneira mais intensa que sem as simulações computacionais não obtém-se resultados. Antes da utilização deste "experimento", os conhecimentos sobre percolação e modelo de Ising eram simples e teóricos, não conseguindo assegurar o processo de ensino e aprendizagem da teoria como caráter isolado deste processo. Assim, a união de teoria e pratica "experimental" puderam proporcionar através deste trabalho, aspectos relevantes na construção do conhecimento e de um processos de ensino e aprendizagem eficiente.
Abstract: Many ways to teach today are no longer justified. This is because a long time is wasted, one learns very little, and people are continuously discouraged. Teaching and learning demands much more flexibility of space, time, personnel, groups and a more opened process of research and communication. Quality education is the newest challenge; it has as its goal the formation of a critical and reflective citizen. Within these more opened spaces, we present the Information and Communication Technologies (ICTs) as tools to support the teaching and learning process, allowing innovative activities in education. In the ICTs we approach more intensively the use of computer simulations in the Java language as a tool to mediate the process of teaching and learning of Random Models: percolation and Ising model. To understand these models, we discuss the theory, showing the concepts and behavior. The simulations used in this work are essential to the comprehension of percolation and Ising model, since there are no analytical solutions. Based on these aspects and also in the interest of using an ICT tool, we appropriate and use the simulations as "experiments" in order to compare the theoretical values with those obtained in the simulations, as well as their behavior, emphasizing that without the computational simulations, results are not obtained. Before using this "experiment", the knowledge of percolation and Ising model were simple and theoretical, failing to ensure the process of teaching and learning of this theory as an isolated character of this process. Thus, the union of theory and 'experimental' practice were able to provide through this work relevant aspects in the construction of knowledge and of a process of effective teaching and learning.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Simulação
Percolação
Modelo de Ising
Teaching and learning
Simulation
Percolation
Ising model
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14073
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESIANE MAIARA GOMES DOS SANTOS - TCC FÍSICA 2011.pdfDESIANE MAIARA GOMES DOS SANTOS- TCC FÍSICA 201114.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.