Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14073
Title: As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising.
Other Titles: Information and communication technologies in the teaching and learning of random models: percolation and ising model.
Las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza y el aprendizaje de modelos aleatorios: modelo de percolación y ising.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOARES, Danyel Judson Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NETO, Jose de Miranda Henriques.
???metadata.dc.contributor.referee4???: FREITAS, Heron Neves de.
Keywords: Ensino e aprendizagem;Simulação;Percolação;Modelo de Ising;Teaching and learning;Simulation;Percolation;Ising model;Enseñanza y aprendizaje;Simulación;Percolación
Issue Date: 6-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Desiane Maiara Gomes dos. As tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de modelos aleatórios: percolação e modelo de ising. 2011. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas das maneiras de ensinar atualmente não se justificam mais, pois perde-se muito tempo, aprende-se muito pouco e desmotiva-se continuamente. Ensinar e aprender exige muito mais flexibilidade de espaço, tempo, pessoal, grupos e de processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. A educação de qualidade e o mais novo desafio, pois tem como meta a formação de um cidadão crítico e reflexivo. Diante desses espaços mais abertos, apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, permitindo a realização de atividades inovadoras na educação. No meio das TICs, abordaremos de maneira mais intensa a utilização das simulações computacionais em linguagem JAVA como ferramenta de mediação do processo de ensino e aprendizagem de Modelos Aleatórios: percolação e modelo de Ising. Para a compreensão desses modelos, abordamos a teoria, evidenciando os conceitos e comportamentos. As simulações utilizadas neste trabalho são essenciais para compreensão de percolação e modelo de Ising, uma vez que não se tem soluções analíticas. Baseado nestes aspectos e ainda no interesse de utilizarmos uma ferramenta das TICs, apropriamos e utilizamos as simulações como "experimentos", visando comparar os valores teóricos com os obtidos nas simulações, bem como o seu comportamento, frisando de maneira mais intensa que sem as simulações computacionais não obtém-se resultados. Antes da utilização deste "experimento", os conhecimentos sobre percolação e modelo de Ising eram simples e teóricos, não conseguindo assegurar o processo de ensino e aprendizagem da teoria como caráter isolado deste processo. Assim, a união de teoria e pratica "experimental" puderam proporcionar através deste trabalho, aspectos relevantes na construção do conhecimento e de um processos de ensino e aprendizagem eficiente.
Abstract: Many ways to teach today are no longer justified. This is because a long time is wasted, one learns very little, and people are continuously discouraged. Teaching and learning demands much more flexibility of space, time, personnel, groups and a more opened process of research and communication. Quality education is the newest challenge; it has as its goal the formation of a critical and reflective citizen. Within these more opened spaces, we present the Information and Communication Technologies (ICTs) as tools to support the teaching and learning process, allowing innovative activities in education. In the ICTs we approach more intensively the use of computer simulations in the Java language as a tool to mediate the process of teaching and learning of Random Models: percolation and Ising model. To understand these models, we discuss the theory, showing the concepts and behavior. The simulations used in this work are essential to the comprehension of percolation and Ising model, since there are no analytical solutions. Based on these aspects and also in the interest of using an ICT tool, we appropriate and use the simulations as "experiments" in order to compare the theoretical values with those obtained in the simulations, as well as their behavior, emphasizing that without the computational simulations, results are not obtained. Before using this "experiment", the knowledge of percolation and Ising model were simple and theoretical, failing to ensure the process of teaching and learning of this theory as an isolated character of this process. Thus, the union of theory and 'experimental' practice were able to provide through this work relevant aspects in the construction of knowledge and of a process of effective teaching and learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Muchas de las formas de enseñar hoy en día ya no se justifican, porque se pierde mucho tiempo, se aprende muy poco y la gente se desalienta continuamente. La enseñanza y el aprendizaje requieren mucha más flexibilidad en términos de espacio, tiempo, personal, grupos y procesos de investigación y comunicación más abiertos. La educación de calidad es el reto más nuevo, pues tiene como meta la formación de un ciudadano crítico y reflexivo. Ante estos espacios más abiertos, presentamos las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) como herramientas de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje, que permitan realizar actividades innovadoras en la educación. En medio de las TIC, abordaremos con mayor intensidad el uso de simulaciones informáticas en lenguaje JAVA como herramienta de mediación en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los Modelos Aleatorios: percolación y modelo Ising. Para comprender estos modelos, nos acercamos a la teoría, destacando los conceptos y comportamientos. Las simulaciones utilizadas en este trabajo son fundamentales para comprender la percolación y el modelo de Ising, ya que no existen soluciones analíticas. Con base en estos aspectos y aún en el interés de utilizar una herramienta TIC, nos apropiamos y utilizamos las simulaciones como "experimentos", con el objetivo de comparar los valores teóricos con los obtenidos en las simulaciones, así como su comportamiento, enfatizando en un manera más intensa que sin las simulaciones, no se obtienen resultados computacionales. Antes de utilizar este “experimento”, el conocimiento sobre la percolación y el modelo de Ising era simple y teórico, no pudiendo garantizar el proceso de enseñanza y aprendizaje de la teoría como carácter aislado de este proceso. Así, la unión de la teoría y la práctica “experimental” podría brindar, a través de este trabajo, aspectos relevantes en la construcción del conocimiento y un proceso de enseñanza y aprendizaje eficiente.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Simulação
Percolação
Modelo de Ising
Teaching and learning
Simulation
Percolation
Ising model
Enseñanza y aprendizaje
Simulación
Percolación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14073
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESIANE MAIARA GOMES DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2011.pdf Desiane Maiara Gomes dos Santos - TCC Licenciatura em Física CES 201115.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.