Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Alves de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Alves de Souza.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319537531410742pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho representa uma tentativa de aprofundar nossos conhecimentos sobre Planejamento Curricular. Desse modo, iremos aprofundar um estudo bibliográfico acerca de currículo e planejamento objetivando, além de ampliar nossos conhecimentos, tentar montar uma proposta de ação pedagógica para ser discutida com os supervisores que atuam nas Secretarias Municipais de Educação de Sousa e Cajazeiras. Nosso interesse pelo o assunto surgiu a partir do resultado deu uma pesquisa realizada por alunos concluintes do Curso de pedagogia – Supervisão Escolar do período 93.1. A referida pesquisa realizada configurou a Ação Supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca coletiva de superação de alguns problemas que podem ser trabalhados pelos supervisores. Sabe-se que o planejamento curricular é o que melhor garante a eficácia do processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, entretanto, em nossas escolas públicas, a falta de planejamento e de uma proposta curricular que se adeque à realidade vigente, tem ocasionado vários descasos, entre eles, a ineficiência do processo educativo. Neste sentido, nós como futuros superiores, preocupados com os problemas que atingem a educação, desejamos efetivar este estudo que pode ser trabalho pelo supervisor. O Supervisor Educacional precisa, assumir o seu papel de promotor de mudanças e inovações que possibilitam a melhoria da qualidade de ensino e a maior eficiência da escola como um todo. Entende-se que este estudo será de muita relevância por nos proporcionar uma maior fundamentação teórica sobre o assunto e por contribuir com o trabalho de Supervisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePlanejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.pt_BR
dc.date.issued1994-02-
dc.description.abstractThis work represents an attempt to deepen our knowledge about Curriculum Planning. In this way, we will deepen a bibliographic study about curriculum and planning aiming, in addition to expanding our knowledge, try to set up a proposal for pedagogical action to be discussed with the supervisors who work in the Municipal Departments of Education of Sousa and Cajazeiras. Our interest in the subject arose from the result of a survey conducted by graduating students of the Pedagogy Course - School Supervision of the period 93.1. The aforementioned research configured the Supervisory Action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the collective search to overcome some problems that can be worked on by the supervisors. It is known that curricular planning is the one that best guarantees the effectiveness of the teaching-learning process in the school environment, however, in our public schools, the lack of planning and of a curricular proposal that fits the current reality, has caused several failures , among them, the inefficiency of the educational process. In this sense, we as future superiors, concerned with the problems that affect education, wish to carry out this study, which can be done by the supervisor. The Educational Supervisor needs to assume its role as a promoter of changes and innovations that make it possible to improve the quality of teaching and the greater efficiency of the school as a whole. It is understood that this study will be very relevant for providing us with a greater theoretical foundation on the subject and for contributing to the work of Supervision.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14091-
dc.date.accessioned2020-08-13T19:28:29Z-
dc.date.available2020-08-13-
dc.date.available2020-08-13T19:28:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectCurrículo - Planejamentopt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectCurriculum - Planningpt_BR
dc.subjectPedagogical Actionpt_BR
dc.subjectPublic Schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROERTO, Maria Eliete.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.pt_BR
dc.identifier.citationROBERTO, Maria Eliete. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 45f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELIETE ROBERTO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1994.pdfMaria Eliete Roberto. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1994.2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.