Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14093
Title: Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
Other Titles: Curricular planning: a study proposal with the Educational supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: PINHEIRO, Maria Elzimar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves de Sousa.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Planejamento curricular;Education;School Supervision;Curriculum Planning
Issue Date: 1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINHEIRO, Maria Elzimar. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema em apreço é “Planejamento Curricular: Uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras”. Este tema surgiu da necessidade que o supervisor tem de um aprofundamento teórico e de implementar novos conhecimentos metodológicos frente a realidade em que se encontra os supervisores das Regiões de Ensino cidades de Cajazeiras e Sousa, respectivamente, 9º e 10º Regiões de Ensino. A referida pesquisa acima citada, configurou a ação supervisora e indicou pontos que podem ser objeto de um plano de intervenção na busca conjunta de superação de alguns dos inúmeros problemas que vêm atingindo a educação e que podem ser trabalhados pelo supervisor escolar. A dimensão político pedagógica da supervisor permitiu que esse, repensasse a sua prática através de uma tomada de consciência frente a política e da organização da categoria através das associações e encontros.
Abstract: The subject under consideration is “Curricular Planning: A study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras”. This theme arose from the need that the supervisor has for a theoretical deepening and to implement new methodological knowledge in face of the reality in which the supervisors of the Teaching Regions are located, cities of Cajazeiras and Sousa, respectively, 9th and 10th Teaching Regions. The aforementioned research, configured the supervisory action and indicated points that can be the object of an intervention plan in the joint search to overcome some of the numerous problems that have been affecting education and that can be addressed by the school supervisor. The political and pedagogical dimension of the supervisor allowed him to rethink his practice through an awareness of politics and the organization of the category through associations and meetings.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Planejamento curricular
Education
School Supervision
Curriculum Planning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14093
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELZIMAR PINHEIRO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAOGIA. 1994.PDFMaria Elzimar Pinheiro. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1994.9.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.