Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1726351596284793pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Ricardo Leon.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187815852022965pt_BR
dc.contributor.referee1GONZAGA, Solange Maria Norjosa.-
dc.contributor.referee2VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.description.resumoComo praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que “explica” e aquele que “compreende” sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão, buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca dessa “ferramenta”, para auxiliar o professor de filosofia em sua prática pedagógica na sala de aula e que ele possa oferecê-la também para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos: pois o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade em que vivem, assim como, possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade, ou seja, na construção de relações humanas que possibilitem valores de tolerância, justiça, solidariedade, respeito aos direitos humanos, a fim de promover a pluralidade de pensamentos e a cultura de paz. Sendo assim, nos ocuparemos como fundamento para nossa investigação do problema de interpretação e compreensão textual nas aulas de Filosofia, no Ensino Médio, na Escola Estadual Professora Herondina Caldas, localizada na cidade de Serra Caiada – RN. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, tomamos como referencial teórico a proposta hermenêutica do filósofo Paul Ricoeur, especificamente no capítulo 2 de sua obra Del Texto a la Accion: Ensayos de Hermeneutica II.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.titleCritérios da hermenêutica ricoeuriana para aplicabilidade na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2019-10-31-
dc.description.abstractAs practically the High School Philosophy class consists of an expository class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. To be sure, the first and most elementary work of interpretation is to grasp what the author proposed in writing a particular text. For this reason, we seek to investigate what are the contributions of a hermeneutic in high school, aiming at the search for this “tool”, to help the philosophy teacher in his pedagogical practice in the classroom and that he can also offer it to their students, providing them with a means of understanding themselves and the world in which they operate: because the role of hermeneutics and its contribution to the lives of students is to help them understand the reality in which they live, as well as to develop a better experience in society, that is, in the construction of human relationships that enable values of tolerance, justice, solidarity, respect for human rights, in order to promote plurality of thoughts and a culture of peace. Therefore, we will focus on our investigation of the problem of interpretation and textual comprehension in the Philosophy classes, in the High School, at the Professor Herondina Caldas State School, located in the city of Serra Caiada - RN. For the development of our research, we take as theoretical reference the hermeneutic proposal of the philosopher Paul Ricoeur, specifically in chapter 2 of his work Del Texto a la Accion: Ensayos de Hermeneutica II.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14147-
dc.date.accessioned2020-08-14T21:22:04Z-
dc.date.available2020-08-14-
dc.date.available2020-08-14T21:22:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHermenêutica Ricoeurianapt_BR
dc.subjectMundo do Textopt_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.subjectPhilosophy - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectPhilosophy in High Schoolpt_BR
dc.subjectRicoeurian Hermeneuticspt_BR
dc.subjectText Worldpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fagner Veloso da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCriteria of ricoeurian hermeneutics for applicability in the interpretation of texts in philosophy classes in high school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, F. V. da. Critérios da hermenêutica ricoeuriana para aplicabilidade na interpretação de textos nas aulas de filosofia no ensino médio. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14147pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FAGNER VELOSO DA SILVA – DISSERTAÇÃO PROF-FILO CH 2020.pdfFagner Veloso da Silva - Dissertação PROF-FILO CH 20202.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.