Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, D. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838142675592188pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.barbosa-
dc.description.resumoPartimos da premissa que discutir a questão agrária é um elemento central para entendermos muitas das nossas desigualdades econômicas e sociais, e que o Ensino de Sociologia é potencialmente um campo que possibilita esta discussão. Neste trabalho, buscamos a partir da concepção materialista dialética marxista, problematizarmos o ensino de Sociologia em Monteiro-PB no sentido de compreendermos como nele se configura a questão agrária tão presente nesse município. Se a mesma é contemplada nos currículos dos cursos que formam professores para atuarem na região, como também nos planejamentos dos professores que lecionam a Sociologia no Ensino Médio do referido município. Para tanto, buscamos investigar quatro escolas da rede pública de ensino, sendo elas: o Instituto Federal de Educação da Paraíba – Campus Monteiro, Escola Cidadã Integral Técnica “José Leite de Souza”, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Miguel Santa Cruz” e Escola Estadual de Ensino Médio “Bento Tenório de Sousa” - Escola do Campo. Nas considerações finais pudemos apontar nossos resultados, os quais indicam que a presença da questão agrária não tem sido levada em consideração em nenhuma esfera do planejamento, tanto dos documentos escolares, como na elaboração das aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia.pt_BR
dc.date.issued2020-07-17-
dc.description.abstractThe discussion about the agrarian issue is a central point to understand many of our economic and social differences and, the Sociology teaching is, potentially, an open area to bring this subject up for discussion. This capstone, from the Marxism dialectical materialist conception, discusses the Sociology teaching in Monteiro-PB, focusing on understanding how the agrarian issue happens there once it is a big deal in the area. If there is Sociology in the curriculum on the training that the teachers need to complete to be able to work in this area and also if it is on the Sociology teacher’s planning in the High School in this town. Therefore, we sought to inquire about four public schools, they are: Federal Institute of Education in Paraíba, in Monteiro, Integral Technical Citizen School José Leite de Souza, Public High School Miguel Santa Cruz and Public High School Bento Tenório de Sousa – Field School. As final consideration we pointed out our outcome, showing the agrarian issue is not being considered at any level of the planning, even on the school’s documents as on the class’s planning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177-
dc.date.accessioned2020-08-17T13:32:23Z-
dc.date.available2020-08-17-
dc.date.available2020-08-17T13:32:23Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectQuestão agrária - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectMaterialismo dialético - Karl Marxpt_BR
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectTransposição do Rio São Franciscopt_BR
dc.subjectSesmarias - Paraíbapt_BR
dc.subjectPovoamento da Paraíbapt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectAgrarian issuept_BR
dc.subjectCuestión agrariapt_BR
dc.subjectEnseñanza de La Sociologíapt_BR
dc.subjectAntônio de Oliveira Ledo - História da Paraíbapt_BR
dc.subjectPovos originários - Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectHistória do Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - povos origináriospt_BR
dc.subjectEducação agráriapt_BR
dc.subjectOcupação do Cariript_BR
dc.subjectColonização da Paraíbapt_BR
dc.subjectMOnteiro - PB - Povoamentopt_BR
dc.subjectSociología ruralpt_BR
dc.subjectRural sociologypt_BR
dc.subjectTransposition of the São Francisco Riverpt_BR
dc.subjectTransposición del río São Franciscopt_BR
dc.subjectOriginal peoples - Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectPueblos originarios - Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectAsentamiento del Estado de Paraíba - Brasilpt_BR
dc.subjectSettlement of the State of Paraíba - Brazilpt_BR
dc.subjectAgrarian educationpt_BR
dc.subjectEducación agrariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Dione Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe agrarian issue in the Municipality of Monteiro - PB: problematization in the teaching of Sociology.pt_BR
dc.title.alternativeEl tema agrario en el Municipio de Monteiro - PB: problematización en la enseñanza de la Sociología.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Dione Pereira. A questão agrária no Município de Monteiro – PB: problematizações no ensino de Sociologia. 2020. 249f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14177pt_BR
dc.description.resumenComenzamos de la premisa que discutir la cuestión agraria es un elemento central para entender muchas de nuestras desigualdades económicas y sociales, que la enseñanza de la sociología es potencialmente un campo que posibilita esta discusión. En este trabajo buscamos desde la concepción materialista dialéctica marxista cuestionarnos la enseñanza de la Sociología en Monteiro-PB, en el sentido de comprender como en él se configura la cuestión agraria tan presente en este municipio. Si la misma está presente en los planes de estudio de los cursos que forman profesores para trabajar en la región y también en la planificación de profesores que imparten sociología en la enseñanza media de este municipio. Por tanto, buscamos investigar cuatro escuelas del sistema público, siendo ellas; el Instituto Federal de Educación de Paraíba - Campus Monteiro, Escuela Técnica Integral Ciudadana “José Leite de Souza”, Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media "Miguel Santa Cruz" y Escuela Estatal de Enseñanza Media "Bento Tenório de Sousa" - Escuela del Campo. En las consideraciones finales pudimos señalar nuestros resultados, los cuales indican que la presencia de la cuestión agraria no se ha tenido en cuenta en ninguna esfera de la planificación, tanto de los documentos escolares como en la preparación de las clases.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIONE PEREIRA BARBOSA - DISSERTAÇÃO PROFSSOCIO CDSA 2020.pdfDione Pereira Barbosa - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20205.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.