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Title: Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais de Sousa e Cajazeiras.
Other Titles: Curricular planning: a study proposal with the educational supervisors of Sousa and Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: ARRUDA, Nadja Sandra Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves de Sousa.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Planejamento - Currículo;Education;School Supervision;Planning - Curriculum
Issue Date: 1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARRUDA, Nadja Sandra Martins de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 51f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente documento tem como objetivo desenvolver um estudo sobre planejamento curricular, com o intuito de montar uma proposta de trabalho para ser executado com os supervisores que atuam na 9° e 10º Regiões de Ensino das cidades de Cajazeiras e Sousa. Pretende-se de alguma forma que este trabalho contribua para o avanço dos conhecimentos, na área de supervisão com relação a currículo e planejamento. Tendo em vista que, turmas anteriores ao realizar uma pesquisa com os supervisores nas referidas cidades, constataram que, dos problemas existentes o que mais atinge esses profissionais é a questão da elaboração do planejamento curricular. Escolhemos o referido tema para objeto de estudo. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. O currículo no Brasil, originou-se na década de vinte na Bahia, em Minas Gerais e no Distrito Federal, foi inspirado no modelo americano direcionado pelo tecnicismo para promover uma formação voltada aos interesses do sistema vigente. Para que se realize a montagem de um currículo é necessário planejar. Entende-se por planejamento um processo de racionalização organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Abstract: This document aims to develop a study on curriculum planning, with the aim of putting together a work proposal to be carried out with the supervisors who work in the 9th and 10th Teaching Regions of the cities of Cajazeiras and Sousa. It is intended in some way that this work contributes to the advancement of knowledge, in the area of ​​supervision in relation to curriculum and planning. Bearing in mind that, previous classes when conducting a survey with the supervisors in the mentioned cities, they found that, of the existing problems, the one that most affects these professionals is the issue of the elaboration of the curricular planning. We chose this subject for the object of study. Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras. The curriculum in Brazil, originated in the twenties in Bahia, Minas Gerais and the Federal District, was inspired by the American model guided by technicality to promote training geared to the interests of the current system. In order to carry out the assembly of a curriculum, it is necessary to plan. Planning is understood as a process of rationalizing the organization and coordination of teaching action, articulating school activity and the problems of the social context.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14186
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