Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191
Title: Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Other Titles: Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Maria.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Planejamento - Currículo;Origem - concepção - elaboração;Education;School Supervision;Planning - Curriculum;Origin - Conception - Elaboration
Issue Date: Mar-1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURENÇO, Nyedja da Costa Fernandes. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente documento que passo a apresentar tem como tema: Planejamento Curricular. A preocupação essencial desse trabalho é montar uma proposta de ação aos supervisores no que diz respeito ao planejamento curricular. Tal proposta sobre planejamento e currículo tem como objetivo principal, subsidiar os supervisores no trabalho educativo, com a preocupação de formar cidadãos conscientes politicamente de suas atribuições, descobrindo que tipo de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. A referida proposta, justifica-se pela necessidade de formar uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência crítica do homem. Sabe-se que a educação é marcada ao longo de sua história por influencias político-econômico e ideológico que satisfazem puramente aos interesses da classe dominante. Consequentemente com a supervisão escolar, não poderia ser diferente. Sua criação, com objetivo principal de satisfazer a tais interesses, teve sua prática voltada para o aspecto técnico-burocrático em que o controle era a principal estratégia, assegurando dessa forma o papel reprodutor da sociedade capitalista brasileira.
Abstract: The present document that I am going to present has as its theme: Curricular Planning. The essential concern of this work is to put together a proposal for action to supervisors with regard to curriculum planning. Such proposal on planning and curriculum has as main objective, to subsidize supervisors in educational work, with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of man one wants to form and what type of educational action is necessary for this. This proposal is justified by the need to form a truly popular school, avoiding the formation of the alienated and committing to the process of awakening the critical conscience of man. It is known that education has been marked throughout its history by political-economic and ideological influences that satisfy purely the interests of the ruling class. Consequently with school supervision, it could not be different. Its creation, with the main objective of satisfying such interests, had its practice turned to the technical-bureaucratic aspect in which control was the main strategy, thus ensuring the reproductive role of Brazilian capitalist society.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Origem - concepção - elaboração
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Origin - Conception - Elaboration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14191
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NYEDJA DA COSTA FERNANDES LOURENÇO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1994.pdfNyedja da Costa Fernandes Lourenço. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1994.4.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.