Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14197
Title: Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os supervisores de Sousa e Cajazeiras.
Other Titles: Curricular planning: a study proposal with the supervisors of Sousa and Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: RICARTE, Regina Maria Holanda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves de Sousa.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Planejamento - Currículo;Origem - planejamento - currículo;Education;School Supervision;Planning - Curriculum;Origin - Planning - Curriculum
Issue Date: 1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RICARTE, Regina Maria Holanda. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores de Sousa e Cajazeiras. 1994. 32f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista as dificuldades do trabalho do Supervisor, apresentadas pela pesquisa da turma concluinte período 93.1, considerando o currículo como base vital de todo trabalho e que o planejamento ajuda a alcançar a eficiência através da prática coletiva, apresentamos esta proposta sobre planejamento curricular. Tal proposta tem como objetivo subsidiar os supervisores no tocante a elaboração do planejamento curricular. Para tanto, e necessário uma análise profunda de forma como vem sendo realizado o planejamento das escolas de Sousa e Cajazeiras, Esse trabalho servirá também para subsidiar nossa prática enquanto profissionais da supervisão, bem como ao fazer pedagógico dos supervisores na prática do cotidiano. Nossa proposta justifica-se pela necessidade da escola pública assumir a escolarização do alunado com a participação de fazer uma escola verdadeiramente popular, evitando a formação de alienados e comprometendo-se com o processo de despertar a consciência e o conhecimento que possibilita, ao homem a capacidade de ser sujeito de sua história que possa intervir na realidade. Tal justificativa consiste na necessidade de pertencer, de realizar-se, libertar de suas inseguranças e a necessidade de compreensão e respeito de formar cidadão(praticamente) politicamente conscientes de suas atribuições, desenvolvendo a sua capacidade de criticar as injustiças e as desigualdades sociais existentes na nossa sociedade.
Abstract: In view of the difficulties of the Supervisor's work, presented by the research of the concluding class period 93.1, considering the curriculum as the vital basis of all work and that planning helps to achieve efficiency through collective practice, we present this proposal on curriculum planning. This proposal aims to support supervisors with regard to the preparation of curriculum planning. Therefore, a deep analysis of how the planning of the Sousa and Cajazeiras schools has been carried out is necessary. This work will also serve to subsidize our practice as supervisory professionals, as well as when teaching supervisors in their daily practice. Our proposal is justified by the need for the public school to assume the student's schooling with the participation of making a truly popular school, avoiding the formation of the alienated and committing itself to the process of awakening the conscience and knowledge that enables man to ability to be the subject of its history that can intervene in reality. Such justification consists in the need to belong, to be fulfilled, to free themselves from their insecurities and the need to understand and respect to form citizens (practically) politically aware of their attributions, developing their capacity to criticize the injustices and social inequalities that exist in society. our society.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Origem - planejamento - currículo
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Origin - Planning - Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14197
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINA MARIA HOLANDA RICARTE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1994.pdfRegina Maria Holanda Ricarte. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1994.5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.