Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14228
Title: A democratização do acesso à justiça na sociedade brasileira sob o prisma da efetividade do direito à educação: uma premissa fundamental para a jurisdição inclusiva.
Other Titles: The democratization of access to justice in Brazilian society from the perspective of the effectiveness of the right to education: a fundamental premise for inclusive jurisdiction.
???metadata.dc.creator???: AMORIM, Marília Medeiros de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Jacyara Farias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUIRINO, Márcia Glebyane Maciel.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Maria do Carmo Élida Dantas.
Keywords: Acesso à Justiça;Cidadania;Democracia;Direito a Educação;Exclusão Educacional;Direitos Sociais;Access to Justice;Citizenship;Democracy;Right to Education;Educational Exclusion;Social Rights
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AMORIM, Marília Medeiros de. A democratização do acesso à justiça na sociedade brasileira sob o prisma da efetividade do direito à educação: uma premissa fundamental para a jurisdição inclusiva. 2009. 99f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de exclusão educacional presente na sociedade contemporânea nega a legitimidade de um Estado Social Democrático de Direito e torna-se um problema social na concretização dos direitos fundamentais, sobremaneira o direito fundamental do Acesso a Justiça. Dentro deste contexto, esta pesquisa abordou as principais nuances do direito a Educação e a sua relevância como forma de viabilizar os direitos e a postulação democrática do Estado de Direito, objetivando analisar, a partir das principais contribuições teóricas contemporâneas, o papel da Educação para a democratização do Acesso a Justiça aos hipossuficientes, tendo em vista sua natureza jurídica de direito fundamental de dignidade da pessoa humana e instrumento de transformação social. Tal anseio constituiu um verdadeiro esforço teórico-interpretativo, procurando compreender a relação existente entre direito a Educação e Acesso a Justiça na ordem jurídica brasileira, reclamando, portanto, uma abordagem interdisciplinar entre pedagogia e direito. Para tanto, aplicou-se o método indutivo e enfoque pragmático, de intervenção nas condições da realidade social, bem como uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente as discussões suscitadas e existentes a cerca do tema: A Democratização do Acesso a Justiça na Sociedade Brasileira sob o Prisma da Efetividade do Direito a Educação: Uma Premissa Fundamental para uma Jurisdição Inclusiva. Constatou-se, portanto, que o exercício da cidadania - conteúdo do acesso a Justiça - pressupõe a concretização do direito a educação, por meio da qual a população terá a competência de fazer-se sujeito de direitos, reivindicando a efetividade dos direitos constitucionalmente consagrados como outros ainda não incluídos nas legislações e assim construir um espaço social cidadão.
Abstract: The process of present educational exclusion in the society contemporary denies the legitimacy of a Democratic Social State of Right and becomes a social problem in the concretion of the basic rights, excessively the basic right of the access to justice. Inside of this context, this research approached main nuances of the right to the Education and its relevance as form to make possible the rights and the democratic postulation of the Rule of law, being objectified to analyze, from the main theoretical contributions contemporaries, the paper of the Education for the democratization of the access to justice to the hipossuficientes, in view of its legal nature of basic right of dignity of the person human being and instrument of social transformation. Such yearning constituted a true effort theoretician-interpretative, looking for to understand the existing relation between right to the Education and Access to Justice in the Brazilian jurisprudence, complaining, therefore, a boarding to interdisciplinary between pedagogy and right. For in such a way, one applied the inductive method and pragmatic approach, of intervention in the conditions of the social reality, as well as a bibliographical research theoretically to base the quarrels excited and existing about the subject: The Democratization of the Access to Justice in the Brazilian Society under the Prism of the Effectiveness of the Right to the Education: A Basic Premise for an Inclusive Jurisdiction. One evidenced, therefore, that the exercise of the citizenship - content of the access to Justice - estimates the concretion of the right the education, by means of which the population will have the ability to become subject of rights, being demanded the effectiveness of rights constitutionally consecrated as not yet enclosed others in the laws and thus to construct to a social space citizen.
Keywords: Acesso à Justiça
Cidadania
Democracia
Direito a Educação
Exclusão Educacional
Direitos Sociais
Access to Justice
Citizenship
Democracy
Right to Education
Educational Exclusion
Social Rights
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14228
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA MEDEIROS DE AMORIM - TCC DIREITO 2009.pdfMarília Medeiros de Amorim - TCC Direito 2009. 5.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.