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Title: Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros.
Other Titles: Diagnosis of the Almeida Barros registry system.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Paulo Rangel Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
Keywords: Serviços;Cartórios;Sistemas de Serviços;Services;Registry;Services System
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Paulo Rangel Almeida. Diagnóstico sobre o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros. 2008. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: As organizações de serviços vêm passando por diversas transformações, devido ao crescimento da importância desse setor para a economia dos países, obrigando essas organizações buscarem a agilidade e a melhoria contínua na execução dos seus serviços. Inserindo-se nesse contexto estão os Cartórios Extrajudiciais, que são organizações de serviços destinadas a garantir publicidade, autenticidade, eficácia e segurança aos negócios. Neste sentido buscou-se, através deste relatório diagnosticar o sistema de serviços do Cartório Almeida Barros, no intuito de verificar os pontos fortes do seu processo e as falhas, possibilitando sugerir mudanças que possam otimizar os serviços oferecidos, tanto na perspectiva de atendimento aos clientes, como na perspectiva da eficiência na utilização dos recursos organizacionais. A pesquisa teve como objetivo geral fazer um diagnóstico sobre o sistema de serviços no Cartório de Registro de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas Almeida Barros. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. O tratamento dos dados foi realizado de forma qualitativa, analisandoos e relacionando-os a teoria estudada. Os resultados do diagnóstico evidenciaram que o cartório apresenta uma localização privilegiada e funcionários experientes, porém, a empresa em estudo apresenta problemas no layout que foi projetado de forma errada, inexistência de planejamento da capacidade, utilização de recursos e tecnologia arcaica nos processos. Para a resolução desses problemas foram feitas as seguintes sugestões: a adoção da manutenção preventiva, comprar mais um computador e utilização de um software, usar etiquetas adesivas nas autenticações e, por último, inserir no conceito do serviço a busca constante pela melhoria e agilidade nos processos.
Abstract: The services organizations have been going through many changes, due to the increasingly higher importance of this section to the economy of countries, forcing these organizations to seek agility and continuous improvement in the performance of their services. Facing this context are the Extrajudicial Registries, which are service organizations designed to ensure publicity, authenticity, efficacy and safety to business. Bearing this in mind, it was sought through this report to diagnose the system of services of the Almeida Barros Registry, in order to ascertain the strengths and and weak points of this process, enabling the suggestion of changes that might improve the services offered, both from the perspective of service to customers, and the prospect of efficiency in the use of organizational resources. The research aimed to make a general diagnosis on the system of services in the Almeida Barros Registry office for registration of Titles, Documents, Legal Persons, and Notes. As for methodology, a qualitative research of descriptive nature was conducted. The processing of data was performed on a qualitative basis, being them analyzed and related to the theory under study. The results of the diagnosis showed that the office offers a vantage location and experienced staff, however, the company under study presents layout problems (design project problems), lack of capacity planning, use of archaic resources and technology in the procedures. In order to solve these problems, the following suggestions were made: the adoption of preventive maintenance, acquisition of one other computer and use of proper software, using stickers for endorsements and, finally, becoming the concept of the service to search for constant improvement and agility in processes.
Keywords: Serviços
Cartórios
Sistemas de Serviços
Services
Registry
Services System
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14239
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