Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14247
Title: Literatura de cordel, teatro e ensino de química: as possibilidades de interação entre arte e ciência.
Other Titles: Cordel literature, theater and chemistry teaching: the possibilities of interaction between art and Science.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ângela da costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PAULA, José Carlos de Freitas.
Keywords: Ensino de química;Movimento armorial;Ensino médio;Teaching chemistry;Armorial movement;High school
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ângela da costa. Literatura de cordel, teatro e ensino de química: as possibilidades de interação entre arte e ciência. 2011. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O referido trabalho tem o propósito de minimizar as carências de professores da área das ciências (física, química, matemática e biologia) tornando seu trabalho atrativo e prazeroso, bem como, fazendo com que cada qual atue na sua área especifica. Com os profissionais fora das suas áreas de atuação, percebemos que vai crescendo a falta de interesse e a desvalorização do trabalho do professor, tornando o desenvolvimento das atividades de sala de aula monótonas e desagradáveis. Nessa visão, o que temos como reflexo e a afirmação, por parte dos alunos, de que tais disciplinas são desnecessárias no ambiente escolar, acarretando prejuizos no processo de ensino e aprendizagem. No intuito de reverter este quadro, existem diferentes propostas para tornar o ensino da química mais interessante e útil. Dessa forma, optamos por recursos lúdicos utilizando o Movimento Armorial mais específico, como a literatura de cordel e a encenação teatral. Nossa proposta tem como objetivo mostrar que tais ferramentas tem uma função articuladora e motivadora para proporcionar aos alunos mais interesse, além de mostrar conhecimento cientifico e histórico. A pesquisa foi realizada em outubro do corrente ano, tendo como participantes os alunos das 2a e 3a series do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Rolderik de Oliveira, localizada no município de Nova Floresta-PB. Os dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários um contendo sete perguntas subjetivas. No primeiro momento, aplicamos 68 (sessenta e oito) questionários aos alunos. Em seguida, fizemos a leitura de cordel e, posteriormente, aplicamos outro questionário. Por fim, apresentamos uma pequena peça teatral. Os resultados revelaram que as ferramentas utilizadas são atrativas e interessantes, tendo em vista que os alunos engajaram-se nas atividades propostas, resgatando a vontade de aprender a disciplina em foco.
Abstract: This work aims to minimize the shortage of teachers of science area (physics, chemistry, mathematics and biology) making their works attractive and enjoyable, as well as, doing each one acts in his/her specific area. With professionals outside of their fields we can observe that is growing the lack of students' interest and the depreciation of the teachers' work making the development of activities in the classroom monotonous and unpleasant. In this view, what we have as reflex is the assertion by students that these subjects are unnecessary at school, causing damage in the process of teaching and learning. In order to reverse this situation, there are different ways to become the chemistry teaching more interesting and useful. In this way, we chose to playful resources using the Armorial Movement more specific, such as string literature and theatre. Our proposal aims to show that these tools have an articulated and motivated function to provide more interest for the students, beyond to show scientific and historical knowledge. The research was done in October of this year and the participants were the students of the 2nd and 3rd grades of high school of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Jose Rolderik de Oliveira, located in Nova Floresta city, in Paraiba. The data were collected from a questionnaire with subjective questions. At the first moment, we applied 68 (sixty eight) questionnaires for the students. Then we read a string and, after that, we applied another questionnaire. Finally, we present a short play. The results revealed that the tools used are attractive and interesting, considering that students were engaged in the proposed activities, rescuing the willingness to learn the subject in focus.
Keywords: Ensino de química
Movimento armorial
Ensino médio
Teaching chemistry
Armorial movement
High school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química Teórica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14247
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA DA COSTA SILVA - TCC QUÍMICA 2011.pdfÂNGELA DA COSTA SILVA - TCC QUÍMICA 20117.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.