Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, Â. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654853331755152pt_BR
dc.contributor.advisor1PAULA, José Carlos de Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDPAULA, J. C. de F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070998406032540pt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho tem o propósito de minimizar as carências de professores da área das ciências (física, química, matemática e biologia) tornando seu trabalho atrativo e prazeroso, bem como, fazendo com que cada qual atue na sua área especifica. Com os profissionais fora das suas áreas de atuação, percebemos que vai crescendo a falta de interesse e a desvalorização do trabalho do professor, tornando o desenvolvimento das atividades de sala de aula monótonas e desagradáveis. Nessa visão, o que temos como reflexo e a afirmação, por parte dos alunos, de que tais disciplinas são desnecessárias no ambiente escolar, acarretando prejuizos no processo de ensino e aprendizagem. No intuito de reverter este quadro, existem diferentes propostas para tornar o ensino da química mais interessante e útil. Dessa forma, optamos por recursos lúdicos utilizando o Movimento Armorial mais específico, como a literatura de cordel e a encenação teatral. Nossa proposta tem como objetivo mostrar que tais ferramentas tem uma função articuladora e motivadora para proporcionar aos alunos mais interesse, além de mostrar conhecimento cientifico e histórico. A pesquisa foi realizada em outubro do corrente ano, tendo como participantes os alunos das 2a e 3a series do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Rolderik de Oliveira, localizada no município de Nova Floresta-PB. Os dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários um contendo sete perguntas subjetivas. No primeiro momento, aplicamos 68 (sessenta e oito) questionários aos alunos. Em seguida, fizemos a leitura de cordel e, posteriormente, aplicamos outro questionário. Por fim, apresentamos uma pequena peça teatral. Os resultados revelaram que as ferramentas utilizadas são atrativas e interessantes, tendo em vista que os alunos engajaram-se nas atividades propostas, resgatando a vontade de aprender a disciplina em foco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica Teóricapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel, teatro e ensino de química: as possibilidades de interação entre arte e ciência.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work aims to minimize the shortage of teachers of science area (physics, chemistry, mathematics and biology) making their works attractive and enjoyable, as well as, doing each one acts in his/her specific area. With professionals outside of their fields we can observe that is growing the lack of students' interest and the depreciation of the teachers' work making the development of activities in the classroom monotonous and unpleasant. In this view, what we have as reflex is the assertion by students that these subjects are unnecessary at school, causing damage in the process of teaching and learning. In order to reverse this situation, there are different ways to become the chemistry teaching more interesting and useful. In this way, we chose to playful resources using the Armorial Movement more specific, such as string literature and theatre. Our proposal aims to show that these tools have an articulated and motivated function to provide more interest for the students, beyond to show scientific and historical knowledge. The research was done in October of this year and the participants were the students of the 2nd and 3rd grades of high school of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Jose Rolderik de Oliveira, located in Nova Floresta city, in Paraiba. The data were collected from a questionnaire with subjective questions. At the first moment, we applied 68 (sixty eight) questionnaires for the students. Then we read a string and, after that, we applied another questionnaire. Finally, we present a short play. The results revealed that the tools used are attractive and interesting, considering that students were engaged in the proposed activities, rescuing the willingness to learn the subject in focus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14247-
dc.date.accessioned2020-08-18T15:34:04Z-
dc.date.available2020-10-18-
dc.date.available2020-08-18T15:34:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMovimento armorialpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectArmorial movementpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química-
dc.subjectMovimiento de armaduras-
dc.subjectEnseñanza secundaria-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ângela da costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel literature, theater and chemistry teaching: the possibilities of interaction between art and Science.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de la literatura cordel, el teatro y la química: las posibilidades de interacción entre el arte y la ciencia.-
dc.identifier.citationSILVA, Ângela da costa. Literatura de cordel, teatro e ensino de química: as possibilidades de interação entre arte e ciência. 2011. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como propósito minimizar la escasez de profesores de ciencias (física, química, matemáticas y biología) haciendo su trabajo atractivo y ameno, así como también, que cada uno actúe en su área específica. Con profesionales fuera de sus áreas de especialización, nos damos cuenta de que el desinterés y la desvalorización del trabajo del docente son cada vez mayores, haciendo monótono y desagradable el desarrollo de las actividades del aula. En esta mirada, lo que tenemos como reflexión es la afirmación, por parte de los estudiantes, de que tales materias son innecesarias en el ambiente escolar, provocando perjuicios en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para revertir esta situación, existen diferentes propuestas para hacer más interesante y útil la enseñanza de la química. De esta forma, se optó por recursos lúdicos utilizando el Armorial Movement más específico, como la literatura de cordel y la escenificación teatral. Nuestra propuesta pretende mostrar que dichas herramientas tienen una función articuladora y motivadora para generar mayor interés en los estudiantes, además de mostrar conocimientos científicos e históricos. La investigación fue realizada en octubre del año en curso, teniendo como participantes a los alumnos de los grados 2º y 3º de la Enseñanza Media de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rolderik de Oliveira, ubicada en el municipio de Nova Floresta-PB. Los datos fueron recolectados a partir de la aplicación de dos cuestionarios, uno con siete preguntas subjetivas. Inicialmente, aplicamos 68 (sesenta y ocho) cuestionarios a los estudiantes. Luego, leíamos la cadena y, posteriormente, aplicamos otro cuestionario. Finalmente, presentamos una pequeña obra de teatro. Los resultados revelaron que las herramientas utilizadas son atractivas e interesantes, considerando que los estudiantes se involucraron en las actividades propuestas, rescatando el deseo de aprender el tema en cuestión.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA DA COSTA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2011.pdf Ângela da costa Silva - TCC Licenciatura em Química CES 20117.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.