Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255
Title: Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro.
Other Titles: Analyzing consumer perceptions and attitudes in supermarket retail: a study in neighborhood markets.
???metadata.dc.creator???: CAMELO, Tales Noberto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
Keywords: Varejo;composto varejista;ambiente varejista;crowding;satisfação;Retail;retail composite;retail environment;crowding;satisfaction
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço, enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas expectativas.
Abstract: The retail sector has played a role of great importance for the national economy, so several studies have been carried out in the last four decades, seeking to evidence the influence of different constituent factors of the store environment on consumer behavior, from a holistic vision. In this sense, the present research proposes to analyze the perceptions and attitudes of the consumer towards the elements of the retail supermarket environment. Assuming a quantitative approach of descriptive character, a survey was applied with 246 consumers. The results show that the factors most pointed by the consumer, as well evaluated, refer to general satisfaction of consumption, quality of service, store environment and price, while the most poorly evaluated factors concern the perception of crowding, speed of retail cashier and store environment, indicating that the consumer classifies his shopping experience as positive, understanding that he is well attended and perceiving prices according to his expectations.
Keywords: Varejo
composto varejista
ambiente varejista
crowding
satisfação
Retail
retail composite
retail environment
crowding
satisfaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALES NOBERTO CAMELO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018..pdf538.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.