Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
Title: Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
Other Titles: Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Valdirene Clementino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves de Sousa.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Planejamento - Currículo;Visão crítica - educação;Education;School Supervision;Planning - Curriculum;Critical View - Education
Issue Date: Feb-1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade.
Abstract: This monograph aims to guide the supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras in their educational work with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of society and man one wants to form and what type of educational action is necessary to that. The subject under study is pertinent because, as a result of the research carried out by the graduating students of the pedagogy course, periods 92.1 and 93.1, together with supervisors working in the municipal departments of education of Sousa and Cajazeiras and 9th teaching regions of the same cities, it was Several problems were detected, among them the way in which curriculum and planning is worked within schools. In fact, school planning has hardly changed in its three decades of existence in Brazil, as the same authoritarian and manipulative characteristics remain. We know that the curriculum is the vital basis of all school work, and that planning contributes to improvement through collective practice. This is the starting point of the proposed pedagogical action. This proposal is intended to become an intervention piano in the reality of the cities from which the research originated, as well as serving as a basis for curriculum and planning work in any other location.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Visão crítica - educação
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Critical View - Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDIRENE CLEMENTINO DE ABREU. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1994.PDFValdirene Clementino de Abreu. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1994.9.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.