Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276
Title: A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho.
Other Titles: The practice of evaluation in the State and Municipal Schools of Sousa and Nazarezinho.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Abilene Pereira de.
ALVES, Vania Suely.
SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACÊDO, Maria Alcides.
ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Escolas públicas;Ensino - aprendizagem;Professor - aluno;Education;School Supervision;Public Schools;Teaching - Learning;Teacher Student
Issue Date: Dec-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Abilene Pereira; ALVES, Vania Suely; SARMENTO, Wandirleusa Pinheiro. A prática da avaliação nas Escolas Estaduais e Municipais de Sousa e Nazarezinho. 1995. 72f. Relatório. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema deste trabalho é a “Prática da Avaliação Escolar nas escolas estaduais e municipais de Sousa e Nazarezinho. Nossa pretensão e analisar a atual prática da avaliação educacional escolar na realidade educativa e no contexto socio-econômico-político da sociedade brasileira e sua possível ultrapassagem por vias intra-escolares. Pretendemos ordenar e sistematizar de forma mais orgânica e adequada esta análise e subsequente preposição de um modo de agir que possa significar um avanço para além dos limites dos quais se encontra demarcada hoje a prática da avaliação educacional em sala de aula. Portanto, esse trabalho descreve sobre a avaliação escolar especificamente. É sabido que a avaliação tem sido objeto de críticas, e tem se constituído em arma do professor contra o aluno, que estes tem sofrido as mais severas penalidades no desenrolar do processo ensino-aprendizagem. Nosso interesse em investigar "A Prática da Avaliação" surgiu a partir das leituras, estudos e discussões realizadas em sala de aula, nas mais diversas disciplinas e particularmente em Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, onde evidenciou-se a necessidade de aprofundar a questão da avaliação no atual contexto educacional.
Abstract: The theme of this work is the “Practice of School Evaluation in the state and municipal schools of Sousa and Nazarezinho. Our intention is to analyze the current practice of school educational evaluation in the educational reality and in the socio-economic-political context of Brazilian society and its possible overcoming through intra-school ways. We intend to order and systematize this analysis and subsequent preposition of a way of acting in a more organic and appropriate way that can mean an advance beyond the limits of which the practice of educational assessment in the classroom is demarcated today. Therefore, this work describes about school evaluation specifically. It is known that the evaluation has been the object of criticism, and has been a weapon of the teacher against the student, that they have suffered the most severe penalties in the course of the teaching-learning process. Our interest in investigating "The Practice of Assessment" arose from the readings, studies and discussions carried out in the classroom, in the most diverse disciplines and particularly in Principles and Methods of School Supervision, where it became evident the need to deepen the issue of assessment in the current educational context.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Escolas públicas
Ensino - aprendizagem
Professor - aluno
Education
School Supervision
Public Schools
Teaching - Learning
Teacher Student
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14276
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABILENE PEREIRA DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1995.pdfAlbilene Pereira de Andrade; Vania Suely Alves; Wandirleusa Pinheiro Sarmento. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1995.12.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.