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dc.creator.IDCOSTA, J. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232866926542357pt_BR
dc.contributor.advisor1TARGINO, Giliard Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDTARGINO, G. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253262566180244pt_BR
dc.description.resumoAo disponibilizar no mercado um produto que venha a causar algum dano ao consumidor, o fornecedor pode e deve ser responsabilizado pela reparação dos prejuízos causados, ficando constituída a viabilidade da caracterização e cobrança do ressarcimento por danos morais em benefício do consumidor. Entretanto, nas relações de consumo atual, em que, na maioria dos casos o consumidor figura como o polo hipossuficiente, existem inúmeras dificuldades de conseguir comprovar o dano e o nexo que responsabiliza o fornecedor do produto ou serviço. Assim, o presente trabalho de conclusão de curso visa expor a dificuldade probatória do dano moral nas relações de consumo, investigando e demonstrando os motivos que causam essa dificuldade de acordo com a observação de doutrinas, artigos e jurisprudências, componentes do ordenamento jurídico nacional. Todo esse material foi reunido por meio de uma busca documental de revisão bibliográfica, em artigos disponíveis em bancos de dados virtuais, que tiveram seus conteúdos analisados por meio do método histórico, comparativo e sistemático. Para tanto, realizou um estudo bibliográfico que demonstra as características gerais que constituem as relações de consumo, os direitos conferidos aos consumidores e fornecedores, agentes da relação, bem como os principais motivos que causam a dificuldade enfrentada pelos consumidores em conseguirem comprovar danos sofridos e terem seus direitos respeitados. Nesse contexto, foram demonstradas também as soluções sugeridas pelas doutrinas para amenizar as desigualdades ainda existentes nessa relação, associadas às jurisprudências anteriores que já tenham se pronunciado sobre o assuntopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.titleRelações de consumo e a dificuldade probatória da (in)existência de dano moral.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractBy making a product available on the market that may cause harm to the consumer, the supplier can and should be held responsible for repairing the damages caused, establishing the feasibility of characterizing and recovering the compensation for moral damages for the benefit of the consumer. However, in today's consumer relations, where in most cases the consumer counts as the subservient hub, there are numerous difficulties in being able to prove the damage and the nexus that makes the supplier responsible for the product or service. Thus, the present work of course conclusion aims to expose the probatory difficulty of moral damage in consumer relations, investigating and demonstrating the reasons that cause this difficulty according to the observation of doctrines, articles and jurisprudence, components of the national legal order. All of this material was gathered by means of a documentary search for bibliographic review, in articles available in virtual databases, which had their contents analyzed through the historical, comparative and systematic method. To that end, it carried out a bibliographic study that demonstrates the general characteristics of consumer relations, the rights conferred on consumers and suppliers, agents of the relationship, as well as the main reasons for the difficulty faced by consumers in being able to prove damages and have their rights respected. In this context, we have also demonstrated the solutions suggested by the doctrines to alleviate the inequalities that still exist in this relationship, associated with previous jurisprudence that have already pronounced on the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14305-
dc.date.accessioned2020-08-19T12:33:35Z-
dc.date.available2020-08-19-
dc.date.available2020-08-19T12:33:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Juliana Karla.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsumer relations and the probative difficulty of (in) existence of moral damage.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana Karla.Relações de consumo e a dificuldade probatória da (in)existência de dano moral. 2018. 52fl.– Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito). Centro de Ciências Jurídicas Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

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