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Title: Vitamina C – contextualização e interdisciplinaridade no ensino de química.
Other Titles: Vitamin C - contextualization and interdisciplinarity in the teaching of chemistry.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Maria Lidiane de Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Paulo Sergio Gomes da.
Keywords: Ensino por projeto;Vitamina C;Ensino de Química;Education for design;Vitamin C;Chemistry Teaching
Issue Date: 4-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria Lidiane de Macedo. Vitamina C – contextualização e interdisciplinaridade no ensino de química. 2015. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química são propostas para aproximar o contexto no qual o aluno está inserido, levando em consideração sua cultura, seus valores éticos e humanos. Dessa forma o ensino de química não pode simplesmente se restringir a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão desvinculadas com a formação sócio-cultural do aluno. Nesse sentido, faz-se necessário a inserção de propostas pedagógicas que contemplem a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de química. A utilização do ensino por projetos, onde este aborde temas socialmente relevantes, representam grande potencialidade para contextualizar os conhecimentos químicos. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um projeto que teve por finalidade abordar a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de química, utilizando como tema motivador a Vitamina C, com ênfase nas frutas cultivadas na região. O ambiente de desenvolvimento do projeto foi a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Orlando Venâncio dos Santos, localizada em Cuité. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2014. Nesta estiveram envolvidos alunos de duas turmas do segundo ano, adolescentes de ambos os sexos em uma faixa etária de 16 a 18 anos, residentes em zona urbana e rural. O projeto foi desenvolvido através de etapas, onde estas apresentavam diversas atividades, as quais foram incorporadas em aulas teóricas, aula de campo e aulas experimentais, onde as mesmas buscaram promover a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos inerentes ao tema Vitamina C. A avaliação do projeto foi feita através da aplicação de quatro questionários, onde estes apresentaram questões objetivas e subjetivas que foram direcionadas exclusivamente aos alunos. A partir da análise dos questionários, verificou-se que o ensino por projeto em consonância com a interdisciplinaridade e a contextualização, contribui para o entendimento de vários conceitos que estão relacionados ao tema vitamina C, em especial aos conceitos químicos.
Abstract: The contextualization and interdisciplinarity in teaching chemistry are proposed to approximate the context in which the student is inserted, taking into account their culture, ethical and human values. Thus the teaching of chemistry can not just be restricted to lectures that emphasize memorization of facts, laws and theories that are unrelated to the socio-cultural background of the student. In this sense, it is necessary to insert pedagogical proposals that address the contextual ization and interdisciplinarity in teaching chemistry. The use of teaching by projects where it addresses socially relevant topics, represent great potential for contextualizing the chemical knowledge. In this context, this work presents a project that aimed to address the interdisciplinarity and the contextual ization in teaching chemistry, using as a motivating theme Vitamin C, emphasizing fruits grown in the region. The project development environment was the State Preparatory High School Innovative Orlando Venancio dos Santos, located in Cuite-PB. The survey was conducted in the second half of 2014. In this been involved students of two classes of the second year, adolescents of both sexes in the age range 16-18 old, living in urban and rural areas. The project was developed through stages where they presented various activities, which were incorporated into lectures, field class and experimental classes, where they sought to promote contextualization and interdisciplinarity of content inherent to the topic Vitamin C. Evaluation of project was done through the application of four questionnaires, where they had objective and subjective questions that were directed exclusively to students. From the analysis of the questionnaires, it was found that the teaching for or ot project design in line with the interdisciplinarity and the contextualization, contributes to the understanding of various concepts that are related to the theme vitamin C, especially the chemical concepts.
Keywords: Ensino por projeto
Vitamina C
Ensino de Química
Education for design
Vitamin C
Chemistry Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química Teórica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14319
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

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