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Title: Modelo conceitual de cenários de acidentes causados pelo erro humano em sistemas industriais críticos com foco na concepção de interfaces ergonômicas.
Other Titles: Conceptual model of accident scenarios caused by human error in critical industrial systems focusing on the design of ergonomic interfaces.
???metadata.dc.creator???: GUERRERO, Claudia Veronica Serey.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MERCANTINI, Jean-Marc.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Reinaldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Alex Sandro.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LULA JÚNIOR, Bernardo.
???metadata.dc.contributor.referee5???: SOUZA, Benemar Alencar de.
Keywords: Interfaces ergonômicas;Sistemas industriais críticos;Acidentes no trabalho;Cenários de acidentes;Modelagem - acidentes de trabalho;Segurança do trabalho;Erro humano;Modelagem de acidentes;Mapeamento conceitual;Accidents at work;Critical industrial systems;Accident modeling;Acidentes com eletricidade;Accidents with electricity
Issue Date: 5-May-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUERRERO, Claudia Veronica Serey. Modelo conceitual de cenários de acidentes causados pelo erro humano em sistemas industriais críticos com foco na concepção de interfaces ergonômicas. 2006. 184f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho centra-se no processo de construção de um modelo conceitual de cenários de acidentes causados pelo erro humano, e tem como foco a concepção de interfaces ergonômicas. O processo concebido foi validado a partir de um estudo de caso no contexto de uma empresa de distribuição e transmissão de energia do setor elétrico. A construção do modelo consiste essencialmente na extração de conhecimento a partir de relatos de casos acidentes, neste caso em particular foi escolhido como corpus o conjunto de acidentes iniciados pelo erro humano durante a interação com o sistema de supervisão e controle da operação de subestações. Como resultado obteve-se uma ontologia do contexto tratado, uma categorização do erro humano e uma tipologia dos principais cenários de acidentes. O modelo resultante deverá ser utilizado na integração do conhecimento sobre as situações de acidentes no processo de concepção de interfaces. O modelo específico que resultou do estudo de caso, apoiará também a construção de um simulador de acidentes para a empresa analisada. Este trabalho se insere no contexto de pesquisas do Grupo de Interfaces Homem-Máquina, GIHM – UFCG, cujo tema principal é a extensão do Método para Concepção de Interfaces Ergonômicas – MCIE, de modo a adequá-lo ao contexto de sistemas industriais críticos.
Abstract: This work is centred in the process of building a conceptual model of accident scenarios caused by the human error, and focuses on the conception of ergonomic interfaces. The conceived process was validated through a case study in the context of the electric sector, with a corpus extracted from an electricity distribution and transmission company. The model building essentially consists of knowledge extraction from company’s reports on accidents. In this particular case, the chosen corpus consists of a set of accidents that initiated by the human error during the interaction between operators and the supervision and control system in substations. As a result of the modelling process resulted: an ontology of the analyzed context, a categorization of the human error and an accident typology. The resulting model will allow the integration of the accidents situations knowledge in the process of human interface conception, for the studied context, whereas the case study specific model, will support the construction of an accident simulator for the company. This work fits into the research context of the human interface group GIHM - UFCG, whose main research subject is the extension of the Method for Conception of Ergonomic Interfaces - MCIE, in order to adjust it for the critical industrial systems context.
Keywords: Interfaces ergonômicas
Sistemas industriais críticos
Acidentes no trabalho
Cenários de acidentes
Modelagem - acidentes de trabalho
Segurança do trabalho
Erro humano
Modelagem de acidentes
Mapeamento conceitual
Accidents at work
Critical industrial systems
Accident modeling
Acidentes com eletricidade
Accidents with electricity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1433
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

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