Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14375
Title: O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações.
Other Titles: The textbook as a didactic resource: potential and limitations.
???metadata.dc.creator???: BANDEIRA, Alciseuda Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Idelsuite de Sousa.
Keywords: Educação;Livro-texto;Ensino - aprendizagem;Recursos didáticos;Education;Textbook;Teaching - Learning;Didactic Resources
Issue Date: Aug-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BANDEIRA, Alciseuda Bezerra. O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações. 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho procuraremos refletir sobre o livro-texto como recursos didáticos, suas potencialidades e limitações na tentativa de analisar até que ponto esse material didático constitui em um elemento de interferência positiva ou negativas no processo ensino-aprendizagem abordando a forma como esse recurso didático é utilizado em sala de aula pelo professor. A minha experiência realizou-se na Escola municipal de 1º Grau Crispim Coelho, onde pude constatar que o professor usa o livro didático como elemento decisivo em sala de aula. Tal postura confirmada nas palavras de MOLINA (1988). Desta forma, os estudos realizados com os professores acerca da questão tiveram como premissa básica levá-los a uma reflexão crítica referente a esta problemática. O primeiro momento vivenciado na escola, tive a sensação de que não seria aceita na escola dada a indiferença do corpo docente. Num segundo momento, fui percebendo um certo laço de amizade e apoio, em que, juntos na prática, fomos debatendo e refletindo sobre os sérios problemas que envolvem a questão do livro didático. Frente a essas constatações, encontra-se aí o nosso interesse em discutir essa questão por se tratar de um assunto polêmico que envolve o dia-a-dia da escola, dentro de seu contexto histórico.
Abstract: In this work we will try to reflect on the textbook as teaching resources, its potential and limitations in an attempt to analyze the extent to which this teaching material constitutes an element of positive or negative interference in the teaching-learning process, addressing the way in which this teaching resource is used. in the classroom by the teacher. My experience took place at the Municipal School of 1º Grau crispim Coelho, where I could see that the teacher uses the textbook as a decisive element in the classroom. This stance is confirmed in the words of MOLINA (1988). Thus, the studies carried out with teachers on the issue had as a basic premise to lead them to a critical reflection regarding this issue. The first moment I experienced at school, I had the feeling that I would not be accepted at school due to the indifference of the faculty. In a second moment, I noticed a certain bond of friendship and support, in which, together in practice, we were debating and reflecting on the serious problems that involve the issue of the textbook. Faced with these findings, we find our interest in discussing this issue because it is a controversial issue that involves the day-to-day activities of the school, within its historical context.
Keywords: Educação
Livro-texto
Ensino - aprendizagem
Recursos didáticos
Education
Textbook
Teaching - Learning
Didactic Resources
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14375
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCISEUDA BEZERRA BANDEIRA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfAlciseuda Bezerra Bandeira. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.8.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.