Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381
Title: A Prática de Alfabetização: processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba (Aparecida).
Other Titles: The practice of literacy: teaching-learning process in three public schools in the interior of Paraíba (Aparecida).
???metadata.dc.creator???: PIRES, Ana Maria.
ALMEIDA, Núbia Pires de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Alves Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ROLIM NETO, Modesto Leite.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACIEL, Eliane Maria de Meneses.
Keywords: Educação;Supervisão Escolar;Prática de alfabetização;Ensino - aprendizagem;Education;School Supervision;Literacy Practice;Teaching - Learning
Issue Date: 1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PIRES, Ana Maria; ALMEIDA, Núbia Pires de. A Prática da Alfabetização: o processo ensino-aprendizagem em três escolas públicas no interior da Paraíba.1995. 61f. Relatório. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: Visando colaborar com a transformação no processo ensino aprendizagem, principalmente na prática de alfabetização, buscamos desenvolver uma proposta de traba1ho - apresentada no referido trabalho monográfico que trouxesse uma contribuição significativa, visto que o mesmo propõe que a prática de alfabetização seja vista como um processo de construção. Sendo proposito do trabalho proporcionar uma análise na atual prática de alfabetização e propor uma mudança em função do seu crescimento, foi oportuno fazermos este questionamento tendo como base a linha construtiva, mas especialmente com fundamentação proporcionada pelas pesquisas de Emília Ferreiro, Jean Piaget e outros, como também através de leituras acerca das reflexões feitas por pessoas preocupadas com esta problemática.
Abstract: Aiming to collaborate with the transformation in the teaching-learning process, mainly in the practice of literacy, we seek to develop a work proposal - presented in the referred monographic work that would bring a significant contribution, since it proposes that the practice of literacy be seen as a process of construction. Since the purpose of this work is to provide an analysis of the current literacy practice and to propose a change in function of its growth, it was opportune to ask this question based on the constructive line, but especially based on the research provided by Emília Ferreiro, Jean Piaget and others, as well as through readings about the reflections made by people concerned with this problem.
Keywords: Educação
Supervisão Escolar
Prática de alfabetização
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy Practice
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14381
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA PIRES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1995.PDFAna Maria Pires; Núbia Pires de Almeida. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1995.8.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.