Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14394
Title: Prisão ilegal e responsabilidade civil do estado.
Other Titles: Illegal arrest and state civil liability.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Arethuza Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABRANTES, Giorggia Petrucce Lacerda e Silva.
Keywords: Responsabilidade Civil;Prisão ilegal;Responsabilidade Estatal;Ação de Indenização;Ação Regressiva;Dano Moral;Liberdade;Civil Responsability;Illegal Arrest;State Responsibility;Indemnity Action;Regressive Action;Moral Damage;Freedom
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Arethuza Leite. Prisão ilegal e responsabilidade civil do estado. 2004. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa cientifica pretende analisar a responsabilidade civil do Estado, observando a sua aplicabilidade frente as duas especies de prisão, a indevida e a ilegal e explorando alguns pontos referentes a restrição da liberdade, como também abordar aspectos próprios da ação de indenização, culminando no estudo da ação regressiva proposta pelo Estado em desfavor do magistrado que agiu com dolo ou culpa. Constata-se que a reparação estatal por indevida prisão e por erro judiciário e claramente descrita no Texto Constitucional, mais precisamente no artigo 5°, inciso LXXV, porem, ao tratar especificamente de encarceramento ilegal, os dispositivos normativos são omissos, dando margem a vários posicionamentos. O trabalho monográfico intitula-se: Prisão Ilegal e Responsabilidade Civil do Estado. Diante do anseio manifestado na academia, no sentido de ver solucionada esta lacuna, procura-se demonstrar a obrigatoriedade da responsabilização do Estado também no caso de decretação ilegal da prisão, tendo como respaldo jurídico o artigo 37, § 6° da Constituição Federal dentre outros textos normativos e princípios norteadores da Ciência do Direito. Para a concretização deste trabalho adotou-se o método bibliográfico e de interpretação jurídica, aliados a técnica de pesquisa documental. A guisa de resultados, constata-se o surgimento de um novo posicionamento doutrinário e jurisprudencial, que segue a orientação de abandono da teoria da irresponsabilidade do Poder Judiciário quando da pratica de atos comissivos ou omissivos resultarem lesões aos particulares, assim como acontece no âmbito da Administração Publica. Tudo isso confirma a problematização elaborada, qual seja: A obrigação estatal de indenizar, advinda da prestação jurisdicional inadequada, abarca também a especie de prisão ilegal? Bem como a hipótese previamente elaborada: Sim, haja vista que dispositivos legais já existem a disciplinar a matéria, o que reduz a celeuma posta a uma questão que pode ser solucionada em sede de hermenêutica.
Keywords: Responsabilidade Civil
Prisão ilegal
Responsabilidade Estatal
Ação de Indenização
Ação Regressiva
Dano Moral
Liberdade
Civil Responsability
Illegal Arrest
State Responsibility
Indemnity Action
Regressive Action
Moral Damage
Freedom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14394
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARETHUZA LEITE PINTO - TCC DIREITO 2004.pdfArethuza Leite Pinto - TCC Direito 2004. 5.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.