Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14415
Title: Sistema Penitenciário Brasileiro: reflexões acerca de uma crise institucional.
Other Titles: Brazilian Penitentiary System: reflections on an institutional crisis.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, George Wads de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEIRELLES, Lenilma Cristina Sena de Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Cleanto Beltrão de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Monnizia Pereira
Keywords: Sistema Penitenciário;Penas;Presídios Brasileiros;Sociedade;Policiais;Dignidade Carcerária;Penitentiary System;Penalties;Brazilian Prisons;Society;Police;Prison Dignity;Lei das Execuções Penais;Desrespeito à Dignidade da Pessoa Humana;Criminal Executions Law;Disrespect for the Dignity of the Human Person
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, George Wads de. Sistema Penitenciário Brasileiro: reflexões acerca de uma crise institucional. 41f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo principal, apresentar criticas e sugestões a uma instituição em crise, qual seja: o sistema penitenciário. Dando um rápido passeio na historia que relata a origem das penas assim como sobre a classificação clássica do Sistema Penitenciário, vê-se que a sociedade, em pleno século XXI, encontra-se com o pensamento e modo de agir muitas vezes semelhante aos habitantes das tribos primitivas. E certo dar destaque para o descumprimento em grande parte do que a Lei das Execuções Penais legaliza como também acontece com os Direitos e Garantias Fundamentais. Pelas informações pesquisadas, observa-se que os presídios brasileiros não estão recuperando os presos e sim contribuindo de modo inoportuno para que os detentos saiam para a sociedade com o titulo de doutores na arte de praticar o ilícito penal. Aborda-se, igualmente que na " Universidade do Crime", há falta de educação e ensino profissionalizante, os abusos praticados por policiais são frequentes, as condições físicas são com todo elogio precárias, enfim, não há sequer um mínimo de respeito a dignidade humana. No transcorrer da pesquisa fez-se uma analise sobre um depoimento prestado por um detento que foi devidamente utilizado como prototipo a fim de facilitar a compreensão do mundo e do pensamento dos presos. Por fim, ante toda a realidade e o descrédito por que passa o Sistema Carcerário, foi necessário fazer um apelo a todas as autoridades competentes com vistas a reverter este quadro social que marginaliza, ainda mais a massa composta pelos detentos e contraria todos os princípios de uma vida digna e crista.
Keywords: Sistema Penitenciário
Penas
Presídios Brasileiros
Sociedade
Policiais
Dignidade Carcerária
Penitentiary System
Penalties
Brazilian Prisons
Society
Police
Prison Dignity
Lei das Execuções Penais
Desrespeito à Dignidade da Pessoa Humana
Criminal Executions Law
Disrespect for the Dignity of the Human Person
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14415
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGE WADS DE ANDRADE - TCC DIREITO 2004.pdfGeorge Wads de Andrade TCC- DIREITO 2004.7.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.