Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14426
Title: A desconsideração da personalidade jurídica nas relações de consumo.
Other Titles: The disregard of legal personality in consumer relations.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Vlairton Viana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABRANTES, Geórgia Graziela Aragão de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CASIMIRO, Alba Tânia Abrantes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Giorggia Petrucce Lacerda.
Keywords: Pessoa jurídica;Consumidor;Autonomia patrimonial;Disregard Doutrin;Código de Defesa do Consumido;Património dos sócios;Património da empresa;Direito comercial
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Vlairton Viana. A desconsideração da personalidade jurídica nas relações de consumo. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo como escopo o principio da autonomia patrimonial da sociedade empresaria em face do patrimônio pessoal dos sócios a Desconsideração da Personalidade Jurídica (Disregard Doutrine), inicialmente aplicada na legislação alienígena, surge em nossa legislação como instituto de defesa do consumidor. no âmbito individual e coletivo. precisamente no artigo 28 e seus parágrafos do Código de Defesa do Consumidor, que possibilitou a este ampla proteção, assegurando-lhe livre acesso ao patrimônio dos sócios, sempre que o direito subjetivo ao credito resultar de praticas abusivas aludidas na lei. Fez-se necessário, analise da legislação pátria, em seus aspectos diversos, comparando-a com o entendimento e interpretação doutrinários acerca da aplicabilidade da teoria. A efetiva aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica, elencada no Código de Defesa do Consumidor n°8.078/90, veio garantir aos jurisdicionados determinadas hipóteses de incidência e implementação substancial de procedimentos a serem utilizados pelo juiz, de forma a cumprir a lei, evitando-se o abuso de direito, bem como a simulação e desvio de finalidade da gestão da empresa. Destarte, os dispositivos legais abordados possibilitam a nítida distinção e separa^ao patrimonial da empresa e dos sócios, evitando-se a lesão econômica aos credores. Ademais. a personalidade jurídica própria da empresa, privilegio assegurado pelo Estado. jamais poderá ser usada como manto protetor para fins contrários ao Direito.
Keywords: Pessoa jurídica
Consumidor
Autonomia patrimonial
Disregard Doutrin
Código de Defesa do Consumido
Património dos sócios
Património da empresa
Direito comercial
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito Comercial
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14426
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VLAIRTON VIANA ARAÚJO - TCC DIREITO 2004.pdfVlairton Viana Araújo - TCC Direito - 2004.4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.