Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14434
Title: Eutanásia, aspectos éticos e jurídicos.
Other Titles: Euthanasia, ethical and legal aspects.
???metadata.dc.creator???: XAVIER, Claudio Francisco de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Eduardo Jorge Pereira de.
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: XAVIER, Claudio Francisco de Araújo. Eutanásia, aspectos éticos e jurídicos. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: A eutanásia sendo um tema tao intrigante e causador de muita polemica onde quer que seja mencionada, independente de credo raca ou cor, já fora praticada muitas vezes por diversos povos na historia da humanidade. Esta se caracteriza como sendo a morte provocada por um ato comissivo ou omissivo de uma pessoa em sue semelhante, que se encontra em situação tal que não mais presa por sua vida, sofrendo devido a uma enfermidade incurável, tendo com escopo abreviar as agonias e dores que advém deste mal. Atualmente, em todo mundo. a eutanásia e discutida e questionada constantemente, muitas vezes sem se chegar a lugar nenhum, discussões essas que englobam, humana, os possíveis constrangimentos causados a sociedade em decorrência da pratica da eutanásia. Em alguns países ainda não se conseguiu chegar a um veredicto e ata o momento percebe-se uma acirrada guerra entre a sua legalização e a sua proibição. Existem países os quais, perante tal fato, as legislações existentes não aplicam pena alguma a pratica da eutanásia, não, configurando-a como crime, na legislação brasileira ela e tida como homicídio, mas, tendo aquele que a pratica, a possibilidade de ter uma pena atenuada nos casos em que tal pratica venha embasada de "relevante valor moral". As opiniões a respeito do assunto são das mais diversificadas, Os que são favoráveis citam o direito que o individuo possui de escolher a respeito do que lhe convém e o que achar melhor para si. Os que a negam, prende-se no argumento de que não caberá ao próprio homem, decidir sobre a sua vida ou a de seu semelhante, deliberadamente.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14434
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIO FRANCISCO DE ARAÚJO XAVIER - TCC DIREITO 2004.pdfClaudio Francisco de Araújo Xavier- TCC Direito - 2004.6.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.