Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14436
Title: Eutanásia: aspectos jurídicos, sociais e religiosos.
Other Titles: Euthanasia: legal, social and religious aspects.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Anna Angélica de Souza Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA NETO, Mizael Fernandes
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Anna Angélica de Souza Carvalho. Eutanásia: aspectos jurídicos, sociais e religiosos. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se refere a um assunto extremamente polêmico que e a eutanásia e seus aspectos jurídicos, éticos, sociais e religiosos. A palavra "eutanásia" tem origem grega, e em uma definição puramente etimológica, e a morte boa, morte humanitária. A mesma não e pratica recente, nem tampouco aparece com a Idade Moderna, mas podemos busca-la no começo da civilização, mais precisamente na Grécia e em Roma. Existem vários tipos, os mais conhecidos são: a ativa, passiva, voluntária, involuntária e a não voluntária. Varias praticas executadas entre muitos povos no decorrer da historia, não constituíram eutanásia e sim eugenia, tanto por sua finalidade pratica, quanto por sua crueldade. A vida e um bem jurídico indisponível, resguardado por nossa Constituição Federal e pelo nosso Código Penal. Consequentemente, a pratica eutanásia e considerada crime, conhecida como homicídio privilegiado. O Código de Ética Medica do Brasil, veda qualquer ato medico que venha a querer tirar a vida do paciente. Caso o pratique, poderá responder civil, penal e administrativamente. A Igreja Católica, um diácono de uma Igreja Evangélica e o espiritismo, tem posicionamentos contrários a eutanásia. Entre as pessoas da sociedade, há os que a defendem e os que se mostram contrários. Concordamos com as justificativas dos opositores, pois vida e bem indisponível e sagrado. E caso as praticas eutanásia sejam consideradas licitas, \rara muito medo e insegurança no meio social, e a medicina perdera o seu sentido, afinal, a sua maior finalidade e salvar vidas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14436
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA ANGÉLICA DE SOUZA CARVALHO RODRIGUES - TCC DIREITO 2004.pdfAnna Angélica de Souza Carvalho Rodrigues TCC- DIREITO 2004.6.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.