Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14443
Title: O livro-texto como recurso didático: potencialidades e limitações.
Other Titles: The textbook as a didactic resource: potential and limitations.
???metadata.dc.creator???: MELLO, Hanrieth Bignon.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Idelsuite de Sousa.
Keywords: Educação;Livro didático;Escolas públicas;Education;Textbook;Public Schools
Issue Date: Aug-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELLO, Hanrieth Bignon. O Livro Texto como recursos didático: potencialidades e limitações. 1995. 40f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
???metadata.dc.description.resumo???: A polêmica gerada em torno do assunto nos levou a estudos e discussões realizadas em sala de aula, sobre a temática. Isso despertou em nós o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a forma como os professores das escolas públicas trabalham o livro didático. Assim, objetivando o conhecimento mais profundo sobre o assunto, partimos para investigação da problemática na Escola Municipal José Leite Rolim, localizada no bairro Vila Nova desta cidade de Cajazeiras - PB. Refletir sobre a questão acima torna-se relevante na medida em que o livro didático é um material utilizado na grande maioria das escolas. Por esta razão, este documento se propõe a uma reflexão, sobre a utilização do livro didático na sala de aula. Assim, na escola campo de estagio pode constatar que o livro didático além de ser um instrumento de grande valia, ele vai mais além e substitui o ato pedagógico a medida que o professor utiliza, seguindo mecanicamente "as lições inscritas nos livros didáticos"... MOLINA. Presenciei durante o período do estágio a realização de um trabalho considerado monótono em sala de aula, porque o professor mandava abrir o livro e seguia ao pé da letra o que estava impresso no mesmo. As aulas não despertavam o exercício da criatividade, da reflexão, contribuindo para o desinteresse do aluno. De certa forma o professor e também responsável pela continuidade da "transmissão da ideologia dominante, por meios dos textos.
Abstract: The controversy generated around the subject led us to studies and discussions held in the classroom, on the subject. This aroused in us the desire to seek more substantive information about the way public school teachers work with textbooks. Thus, aiming at deeper knowledge on the subject, we started to investigate the problem at the José Leite Rolim Municipal School, located in the Vila Nova district of this city of Cajazeiras - PB. Reflecting on the above question becomes relevant as the textbook is a material used in the vast majority of schools. For this reason, this document proposes a reflection on the use of the textbook in the classroom. Thus, in the Campo de Estagio school you can see that the textbook is not only a valuable tool, it goes further and replaces the pedagogical act as the teacher uses, mechanically following "the lessons written in the textbooks". MOLINA. During the period of the internship, I witnessed the performance of a job considered monotonous in the classroom, because the teacher ordered the book to be opened and followed literally what was printed on it. The classes did not awaken the exercise of creativity, reflection, contributing to the student's lack of interest. In a way, the teacher is also responsible for the continuity of the "transmission of the dominant ideology, by means of texts.
Keywords: Educação
Livro didático
Escolas públicas
Education
Textbook
Public Schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14443
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HANRIETH BIGNON MELLO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfHanrieth Bignon Mello. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.