Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1VILGOLVINO, Marilene Dantas.-
dc.contributor.advisor1IDVIGOLVINO, M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463332938472042pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo consta de uma reflexão sobre a integração entre escola x família em comunidades rurais, cujo intento foi envolver pais alunos e comunidades nas atividades escolares. Nosso interesse em trabalhar com a escola rural, justifica-se por já ter desenvolvido trabalhos nesta área e, sobretudo, porque queremos buscar informações mais substanciosas sobre essa questão. Pretendemos também buscar meios para possibilitar o engajamento dos pais na vida da escola, no sentido de fazer com que eles compreendam o quanto e importante e necessário a sua presença na escola, não só porque eles poderão acompanhar o desenvolvimento do seu filho, como também, porque ao tomarem conhecimento das dificuldades que a escola enfrenta, poderão ajudar na busca de soluções visando a sua melhoria, o que em última instancia, estará ajudando a contribuir para uma melhor escola para o seu filho. Para que se possa falar sobre os mecanismos ideológicos que atingem a Educação Brasileira, com destaque na Rural, faz-se necessário uma análise panorâmica da zona rural, no seu aspecto sócio - econômico e político. A presença do capitalismo no campo, tornou-se mais intensa com o processo de "substituição de importações" na década de 1950 tendo como consequência a formação de um parque industrial relativamente sofisticado no Brasil. No decorrer desta operação, a agricultura foi contemplada com ações e subsídios naquilo que efetivamente era consistente para com as demandas daquele modelo de substituição, isto e, apoio as culturas de exportação e a criação de um mercado interno para as mercadorias industriais para a agricultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIntegração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão".pt_BR
dc.date.issued1995-
dc.description.abstractThis study consists of a reflection on the integration between school and family in rural communities, whose intention was to involve student parents and communities in school activities. Our interest in working with the rural school is justified by having already developed works in this area and, above all, because we want to seek more substantial information on this issue. We also intend to look for ways to enable parents to engage in school life, in order to make them understand how important and necessary their presence at school is, not only because they will be able to monitor their child's development, but also, because when they become aware of the difficulties that the school faces, they will be able to help in the search for solutions aiming at their improvement, which in the last instance, will be helping to contribute to a better school for your child. In order to talk about the ideological mechanisms that affect Brazilian education, especially in rural areas, a panoramic analysis of the rural area is necessary, in its socio - economic and political aspect. The presence of capitalism in the countryside, became more intense with the process of "import substitution" in the 1950s resulting in the formation of a relatively sophisticated industrial park in Brazil. In the course of this operation, agriculture was provided with actions and subsidies in what was effectively consistent with the demands of that substitution model, that is, support for export crops and the creation of an internal market for industrial goods for agriculture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14451-
dc.date.accessioned2020-08-24T18:38:00Z-
dc.date.available2020-08-24-
dc.date.available2020-08-24T18:38:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectComunidades Ruraispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool - Familypt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectRural Communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Joana Darc da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntegration between School and Family in Rural Communities: "a reflection".pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Joana Darc da. Integração entre Escola x Família em Comunidades Rurais: "uma reflexão". 1995. 34f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA DARC DA SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfJoana Darc da Silva. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.5.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.