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Title: Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento.
???metadata.dc.creator???: AGRA, Nadine Gualberto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Roberto Veras de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Daniel Alvares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORTELETTO, Roseli de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Andréia Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BATISTA
Keywords: Ensino Superior Privado;Faculdades Particulares;TrabalhoDdocente;Higher Education;Teaching
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AGRA, Nadine Gualberto. Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento. 2015. 332f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como foco de análise o trabalho docente no ensino superior privado inserido no contexto de transformações no modo de regulamentação do capitalismo mundial a partir dos anos 1970. Notadamente, volta-se para observar o processo de empresariamento do ensino superior atrelado às mudanças no mundo do trabalho, que induzem a busca por maior qualificação profissional. Seu objetivo é apreender como vêm se configurando as formas de controle, resistência e consentimento docente nas instituições privadas de ensino superior de Campina Grande/PB. Como metodologia de pesquisa, além do levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas com docentes em atividade e egressos do setor, bem como pesquisa na Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Docente, além de levantamento dos dados do Censo do Ensino Superior junto ao Portal de Acesso à Informação do Governo Federal. Diante da pesquisa realizada, pôde-se perceber um processo de consolidação de um novo ramo de atuação do capital comandado pelo Estado, a partir do qual o ensino superior assumiu caráter de mercadoria e o trabalho docente adotou a natureza de trabalho proletarizado e produtivo, atrelado ao processo de subsunção real da vida social ao capital. Como tal, este nível de ensino está submetido às técnicas da gerência moderna de captura da subjetividade do trabalho, que induzem a formação de consentimento e conformismo entre os docentes, alimentados pela disciplina do medo. Consequentemente, a resistência docente fica restrita a debates afastados da base sindical e, em Campina Grande/PB, ocorrendo pela via de reclamações trabalhistas e denúncias nos órgãos de regulamentação.
Abstract: This research improves professors‟ work analysis focused on private higher education establishments placed in capitalism regulation mode changes from the 1970‟s. Notably, this study investigates higher education entrepreneurship process linked to world work changes, inducing people to search for higher professional qualification. The goal is to understand how the ways of control, resistance and professor consent are being developed in higher education private institutions from Campina Grande (Paraíba, Brazil). As a research methodology, in addition to literature review, interviews were conducted with actual and former professors. In addition, research in labor courts, Ministry of Labor and Union Lecturer was conducted. Besides, Higher Education Census data were raised through Federal Information Access website. This survey revealed a consolidation process of new branch capital operations commanded by the state. So, higher education takes merchandise character and teaching profession adopted a proletarianised and productive work nature, tied to the social life‟s real subsumption process to the capital. Thus, private higher education is subjected to modern techniques of labor subjective management, which induce consent and conformity among professors, fueled by fear discipline. As a result, teaching resistance is restricted to debates away from the union base. At Campina Grande, this occurs by labor claims and complaints in regulatory agencies.
Keywords: Ensino Superior Privado
Faculdades Particulares
TrabalhoDdocente
Higher Education
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências sociais
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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