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Title: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): um estudo da efetividade nas escolas públicas de Sousa/PB.
Other Titles: National School Feeding Program (PNAE): a study of effectiveness in public schools in Sousa/PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Amanda Kelly Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Ronaldo José Rêgo de.
Keywords: Programa Nacional de Alimentação Escolar;Escolas da rede pública de ensino;Aspectos contábil;Políticas Públicas;National School Feeding Program;Public schools;Accounting aspects;Public policy;Efetividade;Effectiveness
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Amanda Kelly Nóbrega. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): um estudo da efetividade nas escolas públicas de Sousa/PB. 2018. 18fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo verificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e possibilitar uma análise de sua efetividade em escolas da rede pública de ensino na cidade de Sousa-PB. Para alcançar os resultados, foram utilizadas quatro escolas, onde foram realizadas entrevistas com agentes da política pública, verificando alguns aspectos exigidos pela legislação do PNAE. É um programa de grande relevância no âmbito educacional, tendo em vista a sua importância na qualidade de vida dos usuários, e que apesar do baixo recurso alocado, a gestão da escola é fundamental para o desempenho e execução do mesmo. Estapesquisa atingiu um grau satisfatório, no entanto para que as escolas consigam atingir os requisitos obrigatórios pré-estabelecidos no PNAE, existem limitações que vão além do que a administração das escolas podem realizar. Surgindo assim, a necessidade de estudos no programa em diferentes aspectos, comoadministrativos, contábil e de políticas públicas.
Abstract: This work aims to verify the execution of the National School Feeding Program - PNAE and enable an analysis of its effectiveness in public schools in the city of Sousa-PB. To achieve the results, four schools were used, where interviews were conducted with public policy agents, verifying some aspects required by the PNAE legislation. It is a program of great relevance in the educational scope, in view of its importance in the quality of life of the users, and that despite the low allocated resource, the school management is fundamental for its performance and execution. This research has reached a satisfactory degree, however for schools to achieve the mandatory requirements pre-established in the PNAE, there are limitations that go beyond what the school administration can accomplish. Thus, there is a need for studies in the program in different aspects, such as administrative, accounting and public policies.
Keywords: Programa Nacional de Alimentação Escolar
Escolas da rede pública de ensino
Aspectos contábil
Políticas Públicas
National School Feeding Program
Public schools
Accounting aspects
Public policy
Efetividade
Effectiveness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Contábeis
Informação Contábil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14509
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