Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1VILGOLVINO, Marilene Dantas.-
dc.contributor.advisor1IDVIGOLVINO, M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4463332938472042pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.pt_BR
dc.date.issued1995-
dc.description.abstractThe present work has the theme Fairytale or Reality? a study of the History of Brazil in the 5th grade, aiming at the realization of observations of the teaching practice of History Teaching, as well as knowing the school reality of this practice. To accomplish this feat, it became necessary to take two paths: the first while still at the University, which was dedicated to readings, which broadened our knowledge of the subject, while subsidizing the second phase of the work, the field study . Thus, the theoretical study guided three points that we believe to be of utmost importance for understanding the subject in question. These points are as follows: the capitalist society the AIE’S (State Ideological Apparatus) and ARE’S (State Repressive Apparatus); the school and its role as an IEA; and to finish, we studied hard historical knowledge in Brazil. The literature we consulted highlights a range of authors involved in the problems that the work suggests.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567-
dc.date.accessioned2020-08-26T20:02:11Z-
dc.date.available2020-08-26-
dc.date.available2020-08-26T20:02:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSociedade capitalistapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectCapitalist Societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Marcia Oriana de.-
dc.creatorCOSTA, Jacinta de Cassia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA ORIANA FIGUEIREDO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1995.pdfMarcia Oriana Figueiredo; Jacinta de Cassia Costa. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1995.7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.