Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14572
Title: O estágio supervisionado na formação do administrador em instituições de ensino superior paraibanas e suas práticas na UFCG, campus de Sousa.
Other Titles: The supervised internship in the training of the administrator in institutions of higher education in Paraíba and their practices at the ufcg, Sousa campus.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Enyo Ehrich de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEMENHE, Flavio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DELFINO, Islania Andrade de Lira.
Keywords: Formação do Administrador;Estágio Curricular Supervisionado;Curso de Administração;Administrator Training;Supervised Internship;Administration Course
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Enyo Ehrich de. O estágio supervisionado na formação do administrador em instituições de ensino superior paraibanas e suas práticas na UFCG, campus de Sousa. 2018. 55fl. –Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo objetivou conhecer quais as necessidades de mudança no Estágio Curricular Obrigatório no Curso de Administração da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Para tal, inicialmente foram vistos os conceitos sobre a formação do administrador, através da história do curso no Brasil, buscou-se destacar também o perfil do formando, as habilidades e competências desejáveis ao profissional da administração. Além disso, foram consideradas a definição e a legislação vigente acerca o estágio. Para atingir o referido objetivo foi realizada pesquisa básica, qualitativa e documental, caracterizando-se o Projeto Pedagógico dos Cursos de quatro instituições de ensino superior públicas da Paraíba com os dados levantados na literatura. Ainda foi utilizado questionário estruturado, onde verificou-se a visão dos professores acerca o estágio no curso de Administração, campus de Sousa. Pode-se concluir que há uma correspondência entre os cursos. Destacou-se ainda como essas instituições balizam a disciplina de estágio e a conduzem em relação as condições e regulamentação, requisitos, processos de acompanhamento e supervisão e os critérios de avaliação. Assim, espera-se que, através do que foi exposto, este estudo possa servir de base para futuras discussões a respeito do estágio curricular supervisionado na formação do administrador.
Abstract: The present study aimed to know the needs of change in the Internship Curricular Internship in the Course of Administration of the Academic Unit of Accounting Sciences of the Center for Legal and Social Sciences of the Federal University of Campina Grande. For that, initially the concepts about the administrator's training were seen, through the history of the course in Brazil, we also wanted to highlight the profile of the trainee, the skills and competencies desirable to the professional of the administration. In addition, the definition and current legislation regarding the internship were considered. In order to reach this goal, basic, qualitative and documentary research was carried out, characterizing the Pedagogical Project of the Courses of four public higher education institutions of Paraiba with the data collected in the literature. A structured questionnaire was also used, where the teachers' view about the internship in the Administration course, Sousa campus, was verified. It can be concluded that there is a correspondence between the courses. It was also highlighted how these institutions guide the training discipline and conduct it in relation to the conditions and regulations, requirements, monitoring and supervision processes and evaluation criteria. Thus, it is expected that, through what has been exposed, this study can serve as a basis for future discussions regarding the supervised curriculum internship in the training of the administrator.
Keywords: Formação do Administrador
Estágio Curricular Supervisionado
Curso de Administração
Administrator Training
Supervised Internship
Administration Course
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14572
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENYO EHRICH DE SOUSA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdfEnyo Ehrich de Sousa - TCC Administração 2018340.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.