Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9526312842302959pt_BR
dc.contributor.advisor1MARCELINO, Cecília Paranhos dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDMARCELINO, C. P. S.pt_BR
dc.description.resumoIntitulado como “O direito à educação da criança e adolescente com deficiência: uma análise da inclusão escolar no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira”, o presente estudo tem por objetivo entender a evolução dos direitos das pessoas com deficiência no contexto brasileiro, sobretudo da criança e do adolescente, e, o progresso legislativo referente a positivação desses direitos, especificamente a educação. Após a análise histórica e explanação da legislação, foca-se na implementação das práticas inclusivas nas instituições de ensino brasileiras, entendendo a educação como uma garantia de todos os indivíduos, sem qualquer discriminação ou preconceito. Faz-se um esboço acerca da realidade vivenciada e dos principais obstáculos que vem sendo enfrentados, buscando compreender a necessidade da educação inclusiva para o pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência. Para tanto, visando obter o conhecimento prático do que vem sendo desenvolvido nas instituições de ensino que se propõem a efetivar práticas inclusivas dentro de seu ambiente, realizou-se uma pesquisa de campo aplicada no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF, localizado no Município de Sousa – Paraíba, onde se constatou que cerca de 10% de seu alunado corresponde a crianças e adolescentes com deficiências diversas. A pesquisa de campo se estrutura em dois momentos. O primeiro busca analisar a implantação de práticas educacionais inclusivas no CEEIGEF, apontando considerações acerca do tema, procurando entender a política de atendimento da instituição. Já num segundo momento, volta-se para a visão dos professores acerca do tema, uma vez que 93% dos entrevistados têm em suas turmas, alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Jurídicaspt_BR
dc.titleO direito à educação da criança e adolescente com deficiência: uma análise da inclusão escolar no centro de educação especial integrada Geny Ferreira.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractEntitled "The right to education of children and adolescents with disabilities: an analysis of school inclusion in the Geny Ferreira Integrated Special Education Center", this study aims to understand the evolution of the rights of people with disabilities in the Brazilian context, especially of the child and the adolescent, and the legislative progress regarding the positivation of these rights, specifically to education. After the historical analysis and explanation of the legislation, it focuses on the implementation of inclusive practices in Brazilian educational institutions, understanding education as a guarantee for all individuals without any discrimination or prejudice. An outline is made of the reality experienced and the main obstacles that have been faced, seeking to understand the need for inclusive education for the full development of people with disabilities. Therefore, in order to obtain the practical knowledge of what has been developed in educational institutions that intend to carry out inclusive practices within their environment, a field research was carried out at the Geny Ferreira Integrated Special Education Center - CEEIGEF, located in the Municipality of Sousa – Paraiba, where it was found that about 10% of their pupils correspond to children and adolescents with different disabilities. Field research is structured in two moments. The first one seeks to analyze the implementation of inclusive educational practices in CEEIGEF, pointing out considerations about the theme, trying to understand the policy of attendance of the institution. Already in a second moment, it turns to the view of the teachers on the subject, since 93% of the interviewed have in their class, students with deficiency.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14583-
dc.date.accessioned2020-08-27T10:56:02Z-
dc.date.available2020-08-27-
dc.date.available2020-08-27T10:56:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Jefferson Nóbrega.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe right to education for children and adolescents with disabilities: an analysis of school inclusion in the integrated special education center Geny Ferreira.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Jefferson Nóbrega. O direito à educação da criança e adolescente com deficiência: uma análise da inclusão escolar no centro de educação especial integrada Geny Ferreira. 2017. 65 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON NÓBREGA BARBOSA.pdfJEFFERSON NÓBREGA BARBOSA TCC Direito 2017638.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.