Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAGRA, N. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1441776379458437pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Roberto Veras de.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105734658276566pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Daniel Alvares.-
dc.contributor.referee2CORTELETTO, Roseli de Fátima.-
dc.contributor.referee3SILVA, Andréia Ferreira da.-
dc.contributor.referee4BATISTA-
dc.contributor.referee4LattesMércia Rangelpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco de análise o trabalho docente no ensino superior privado inserido no contexto de transformações no modo de regulamentação do capitalismo mundial a partir dos anos 1970. Notadamente, volta-se para observar o processo de empresariamento do ensino superior atrelado às mudanças no mundo do trabalho, que induzem a busca por maior qualificação profissional. Seu objetivo é apreender como vêm se configurando as formas de controle, resistência e consentimento docente nas instituições privadas de ensino superior de Campina Grande/PB. Como metodologia de pesquisa, além do levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas com docentes em atividade e egressos do setor, bem como pesquisa na Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Docente, além de levantamento dos dados do Censo do Ensino Superior junto ao Portal de Acesso à Informação do Governo Federal. Diante da pesquisa realizada, pôde-se perceber um processo de consolidação de um novo ramo de atuação do capital comandado pelo Estado, a partir do qual o ensino superior assumiu caráter de mercadoria e o trabalho docente adotou a natureza de trabalho proletarizado e produtivo, atrelado ao processo de subsunção real da vida social ao capital. Como tal, este nível de ensino está submetido às técnicas da gerência moderna de captura da subjetividade do trabalho, que induzem a formação de consentimento e conformismo entre os docentes, alimentados pela disciplina do medo. Consequentemente, a resistência docente fica restrita a debates afastados da base sindical e, em Campina Grande/PB, ocorrendo pela via de reclamações trabalhistas e denúncias nos órgãos de regulamentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociaispt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleTrabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis research improves professors‟ work analysis focused on private higher education establishments placed in capitalism regulation mode changes from the 1970‟s. Notably, this study investigates higher education entrepreneurship process linked to world work changes, inducing people to search for higher professional qualification. The goal is to understand how the ways of control, resistance and professor consent are being developed in higher education private institutions from Campina Grande (Paraíba, Brazil). As a research methodology, in addition to literature review, interviews were conducted with actual and former professors. In addition, research in labor courts, Ministry of Labor and Union Lecturer was conducted. Besides, Higher Education Census data were raised through Federal Information Access website. This survey revealed a consolidation process of new branch capital operations commanded by the state. So, higher education takes merchandise character and teaching profession adopted a proletarianised and productive work nature, tied to the social life‟s real subsumption process to the capital. Thus, private higher education is subjected to modern techniques of labor subjective management, which induce consent and conformity among professors, fueled by fear discipline. As a result, teaching resistance is restricted to debates away from the union base. At Campina Grande, this occurs by labor claims and complaints in regulatory agencies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145-
dc.date.accessioned2017-11-27T19:21:57Z-
dc.date.available2017-11-27-
dc.date.available2017-11-27T19:21:57Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEnsino Superior Privadopt_BR
dc.subjectFaculdades Particularespt_BR
dc.subjectTrabalhoDdocentept_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAGRA, Nadine Gualberto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationAGRA, Nadine Gualberto. Trabalho docente no ensino superior privado em Campina Grande/PB: controle, resistência e formação de consentimento. 2015. 332f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/145pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NADINE GUALBERTO AGRA - TESE PPGCS CH 2015.pdfNadine Gualberto Agra - Tese PPGCS CH 2015.1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.