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dc.creator.IDLOPES,M. K. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914322610709241pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVERA, Marcos Macri.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVERA, M. M.pt_BR
dc.description.resumoEm virtude das sucessivas crises ambientais, os consumidores vêm se tornando cada vez mais atentos no que diz respeito à escolha por produtos ditos sustentáveis, na tentativa de contribuir para minimização dos impactos negativos provocados ao meio ambiente. Diante desse cenário, as empresas têm investido fortemente no marketing ambiental, em busca de conquistar espaço no mercado, contudo, algumas delas fazem isso de forma incorreta, na medida em que omitem informações reais acerca dos produtos ofertados, o que evidencia arealização da prática de greenwashing. Levando isto em consideração, a presente pesquisa trata-se de um estudo de campo, exploratória e descritiva que tem como objetivo principal identificar quais as práticas de greenwashing utilizadas pelas empresas de cosméticos,na redesupermercadista da cidade de Pombal – PB. A pesquisa possui como ferramenta, um relatóriode investigação composto por oito questões baseadas nos sete pecados relativos a essa prática.Após a sua aplicação, verificou-se que em uma amostra de 25 produtos, foram encontrados apresença de nove produtos contabilizando 17 pecados, de modo a resultar em uma média de 1,9 apelos por produto. No que se refere à incidência dos pecados do greenwashing, foram encontrados três pecados: o da incerteza, liderando com 47% dos apelos, em seguida o pecado da falta de prova com um índice de 41% e o por fim o pecado do custo ambiental camuflado com um percentual de 12%. Assim, conclui-se que a prática do greenwashing se manifesta através de diversas formas, principalmente por meio do uso de selos falsos e declarações inverídicas por parte de empresas que induzem o consumidor a acreditar que esses produtos são ecológicos de fato e consumi-los, visando dessa forma, obterem um aumento consecutivo dos seus negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas de Greenwashing na área de cosméticos da rede supermercadista do município de Pombal-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractIn the face of successive environmental crises, consumers are more alert to the choices made by so-called sustainable products to minimize negative impacts on the environment. From this, companies have invested heavily in green marketing. Aiming to conquer this market space, but it happens that some companies omit these impacts and present information without any foundation, thus practicing greenwashing. Based on this, this research aimed to identify the greenwashing practices used by cosmetic products in the supermarket chain in the city of Pombal - PB. The study consisted of an exploratory and descriptive field research and the data collection tool was used through an investigation report containing 8 questions based on the seven sins of greenwashing. The results obtained by the research show that, in a sample of 25 products, the presence in 9 products was found, accounting for 15 sins, totaling an average of 1.9 product appeal. Regarding the incidence of greenwashing sins, three sins were found: uncertainty leading with 47% of appeals, sin of lack of proof with a 41% index and lastly the sin of the environmental cost camouflaged with 12%. Greenwashing therefore manifests itself in many ways mainly by false seals and untruthful statements that induce the consumer, as many companies use this practice to make unwarranted assertions of sustainability to increase business. The research has as tool, an investigation report composed of 8 questions based on the seven sins related to the practice of greenwash. After the application of the questonary, it was verified that in a sample of 25 products, the presence of 9 products was found accounting for 15 sins, to result in an average of 1.7 appeals per product. Regarding the incidence of greenwashing sins, three sins were found: uncertainty leading with 47% of appeals, sin of lack of proof with a 40% index and lastly the sin of the environmental cost camouflaged with 13%. Thus it is concluded that the practice of greenwashing manifests itself in a variety of ways, mainly through the use of false seals and untrue statements by companies that induce the consumer to believe that these products are in fact ecological and consume them, aiming in this way, to obtain a consecutive increase of their businesses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14616-
dc.date.accessioned2020-08-27T17:02:48Z-
dc.date.available2020-08-27-
dc.date.available2020-08-27T17:02:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectMarketing Verdept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumerpt_BR
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectGreen Marketingpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Madlliza Karienne Coelho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGreenwashing practices in the cosmetics area of ​​the supermarket chain in the municipality of Pombal-PB.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES,Madlliza Karianne Coelho.Práticas de Greenwashing na área de cosméticos da rede supermercadista do município de Pombal-PB.2018. 58fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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MADLLIZA KARIANNE COELHO LOPES - TCC ADMMINISTRAÇÃO 2018.pdfMadlliza Karianne Coelho Lopes -TCC Administração 2018852.19 kBAdobe PDFView/Open


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