Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14629
Title: Direcionadores de valor das empresas que utilizam sistema de gestão empresarial da cidade de Sousa.
Other Titles: Value drivers of companies that use the Corporate Management System in the city of Sousa.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Herla Simonne Langbehn.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: HERCULANO, Harlan de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.
Keywords: Direcionadores de Valor;Gestão Empresarial;Empreendedores;Contabilidade;Tomada de Decisão;Value Drivers;Business Management;Entrepreneurs;Accounting;Decision-Making
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Herla Simonne Langbehn. Direcionadores de valor das empresas que utilizam sistema de gestão empresarial da cidade de Sousa. 2018. 36fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Avaliar uma empresa requer muitos cuidados. Alguns fatores, usados no cálculo do valor, podem ser determinados pelos resultados financeiros e outros não, conhecidos por intangíveis, pelo menos de forma direta. Para isso existem análises próprias que abordam essas medidas. A pesquisa tem como objetivo identificar os direcionadores de valor de empresas que utilizam sistema de gestão empresarial no processo de tomada de decisões. O estudo tratou-se de uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória. O universo desta pesquisa foram os empreendedores que possuem sistemas de gestão para acompanhar de forma sistemática a movimentação financeira da organização e tomada de decisão. A coleta de dados se deu através de questionários aplicados diretamente com os empreendedores da cidade de Sousa-Paraíba, recolhendo informações sobre as capacidades diferenciadoras, objetivos estratégicos e direcionadores de valor que favorecem a criação de valor. O tratamento dos dados realizou-se com o auxílio da planilha do Excel com as respostas dos participantes, analisadas pelo software SPSS 21.0 através da ferramenta estatística multivariável análise fatorial. Observou-se através dos indicadores de direcionadores de valor, que são: Relação dos negócios, Conhecimento do negócio, Qualidade e Inovação. De todos, a Relação dos negócios apresentou-se com maior índice de relevância de explicação. Dos componentes avaliados, seis deles, são os mais importantes na opinião dos empreendedores participantes, onde, os componentes (um e seis), estão relacionados a capacidade diferenciadora relação de negócio. Os componentes (dois e cinco), estão relacionados a capacidade diferenciadora Inovação das empresas. Observou-se que estes apresentam alto grau de importância para a agregação de valor, sinalizando que a gestão de recursos humanos representa para essas empresas o Direcionador mais eficaz. Concluiu-se então que a relação de negócio e inovação é o componente da capacidade diferenciadora como direcionador de valor das empresas estudadas.
Abstract: Evaluating a company requires a lot of care. Some factors, used in the calculation of the value, can be determined by financial results and others not known as intangibles, at least directly. For this purpose there are own analyzes that address these measures. The research aims to identify the value drivers of companies that use them in the business management system in the decision making process. The study was a quantitative research of the exploratory type. The universe of this research was the entrepreneurs that have management systems to systematically follow the financial movement of the organization and decision making. The data collection was done through questionnaires applied directly to the entrepreneurs of the city of Sousa-Paraíba, gathering information on the differentiating capacities, strategic objectives and value drivers that favor value creation. Data processing was performed with the help of the Excel spreadsheet with the participants' answers, analyzed by the SPSS 21.0 software using the multivariate statistical factor analysis tool. It was observed through the indicators of value drivers, which are: Business relationship, Business knowledge, Quality and Innovation. Of all, the business relation presented itself with a greater index of relevance of explanation. Of the evaluated components, six of them, are the most important in the opinion of the participating entrepreneurs, where, the components (one and six) are related to the capacity of differentiating business relation. The components (two and five), are related to the differentiating capacity Innovation of the companies. It was observed that these present a high degree of importance for the aggregation of value, signaling that the management of human resources represents to these companies the most effective Driver. It was concluded that the business and innovation relationship are the component of the differentiating capacity as a driver of value of the companies studied.
Keywords: Direcionadores de Valor
Gestão Empresarial
Empreendedores
Contabilidade
Tomada de Decisão
Value Drivers
Business Management
Entrepreneurs
Accounting
Decision-Making
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14629
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERLA SIMONNE LANGBEHN PINTO - TCC C. CONTÁBEIS 2018.pdfHerla Simonne Langbehn Pinto - TCC Ciências Contábeis 2018297.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.