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dc.creator.IDALEXANDRE, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4869655354435591pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Janaína Ferreira Marques de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, J. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3911525923489278pt_BR
dc.description.resumoOs custos devem ser planejados, com finalidades de garantir que os resultados propostos sejam atingidos de forma estratégica. O objetivo deste artigo foi de analisar a interface entre os sistemas de custeio e o posicionamento estratégico para tomada de decisão e controle em indústrias têxteis no Sertão Paraibano. Tratou-se de um estudo de multi-casos com abordagem qualitativa e descritiva, desenvolvido em duas indústrias de fiação têxtil situadas no munícipio de Cajazeiras/PB. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e uma análise documental, além de visitas in loco. Os principais achados da pesquisa demostraram que a relação dos métodos de custeio com o posicionamento estratégico resulta em vantagens competitivas, principalmente por que as empresas estudadas priorizam ações estratégicas, que as posicionem no ambiente industrial. Entre essas ações estratégicas, destacam-se os programas de redução de custos, o uso de ferramentas de gestão empresarial meta/padrão, utilizados para desempenho de lucros satisfatórios, baseando-se na precificação do mercado; e, o método kaizen, que contribuem para o controle e redução dos desperdícios e verificação de etapas produtivas que agregam ou não agregam valor ao produto final. Identificou-se também que as indústrias atuam com respaldo na competição por liderança e diferenciação, onde além do uso de ferramentas que possibilitam a redução contínua de custos, utilizam práticas que tornam o produto diferenciado, além de estratégias com características especificas e Liderança em Custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
dc.titleInterface entre posicionamento estratégico e os sistemas de custeio em indústrias do setor têxtil da mesorregião do sertão paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-11-
dc.description.abstractCosts must be planned, with the purpose of ensuring that the proposed results are achieved strategically. The purpose of this article was to analyze the interface between costing systems and the strategic positioning for decision making and control in textile industries in the Paraiba Hinterland. It was a multi-case study with a qualitative and descriptive approach, developed in two textile spinning industries located in the municipality of Cajazeiras / PB. For data collection, interviews and documentary analysis were carried out, in addition to on-site visits. The main findings of the research showed that the relationship between costing methods and strategic positioning results in competitive advantages, mainly because the companies studied prioritize strategic actions, which position them in the industrial environment. Among these strategic actions, we highlight the cost reduction programs, the use of goal / standard business management tools, used for satisfactory profit performance, based on market pricing; and, the kaizen method, which contribute to the control and reduction of waste and verification of production steps that add or do not add value to the final product. It was also identified that the industries act with support in the competition for leadership and differentiation, where in addition to the use of tools that enable the continuous reduction of costs, they use practices that make the product differentiated, in addition to strategies with specific characteristics and Leadership in Cost.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14637-
dc.date.accessioned2020-08-28T11:44:25Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-28T11:44:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSistemas de Custeiopt_BR
dc.subjectPosicionamento Estratégicopt_BR
dc.subjectIndústria Têxtil no Sertão Paraibanopt_BR
dc.subjectProgramas de Redução de Custospt_BR
dc.subjectFerramentas de Gestão Empresarialpt_BR
dc.subjectMétodo Kaizenpt_BR
dc.subjectCosting Systemspt_BR
dc.subjectStrategic Positioningpt_BR
dc.subjectTextile Industry in the Paraiba Hinterlandpt_BR
dc.subjectCost Reduction Programspt_BR
dc.subjectBusiness Management Toolspt_BR
dc.subjectKaizen Methodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEXANDRE, Mirian Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInterface between strategic positioning and costing systems in Textile Industry Industries in the Mesoregion of Sertão Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationALEXANDRE, Mirian Pereira. Interface entre posicionamento estratégico e os sistemas de custeio em indústrias do setor têxtil da mesorregião do sertão paraibano. 2018. 24fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

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