Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14656
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, R. L. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0114580060624429 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MELO, Janaína Ferreira Marques de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MELO, J. F. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3911525923489278 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas Paraibanas sobre as suas estratégias de ensino-aprendizagem para a Contabilidade Gerencial, como também a sua aplicação prática nas empresas. O público-alvo desta pesquisa foram os docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis que ministram disciplinas relacionadas à contabilidade gerencial em todas as três IES Públicas do Estado da Paraíba. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário baseado em artigos publicados, contendo as principais estratégias de ensino-aprendizagem para o ensino contábil, como também as principais atividades da contabilidade gerencial, elencadas pela literatura, utilizadas pelas empresas na gestão empresarial. Os resultados apontaram que na visão docente, as estratégias de ensino consideradas como mais importantes para o ensino da contabilidade gerencial são aquelas que proporcionam um ensino dinâmico, capazes de envolver ativamente o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Em relação à utilização da contabilidade gerencial nas empresas, os docentes apontaram como as atividades mais importantes àquelas que estão associadas às práticas de gestão e avaliação do desempenho da entidade, realização de orçamentos, gestão dos custos de produção; e, o planejamento das atividades da empresa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Contabilidade Gerencial | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino e avaliação crítica da contabilidade gerencial sob a ótica de docentes nas IES públicas da Paraíba. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the perception of teachers in Paraiba Public Higher Education Institutions (HEIs) about their teaching-learning strategies for Management Accounting, as well as their practical application in companies. The target audience of this research was the professors of the undergraduate course in Accounting Sciences who teach disciplines related to management accounting in all three Public HEIs in the State of Paraíba. Data collection was carried out through a questionnaire based on published articles, containing the main teaching-learning strategies for accounting teaching, as well as the main activities of management accounting, listed by the literature, used by companies in business management. The results showed that in the teaching view, the teaching strategies considered as most important for the teaching of management accounting are those that provide dynamic teaching, capable of actively involving the student in the teaching-learning process. In relation to the use of management accounting in companies, the professors pointed out as the most important activities to those that are associated with the management practices and assessment of the entity's performance, budgeting, management of production costs; and, the planning of the company's activities. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14656 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T16:56:41Z | - |
dc.date.available | 2020-08-28 | - |
dc.date.available | 2020-08-28T16:56:41Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade Gerencial | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Orçamentos | pt_BR |
dc.subject | Custos de Produção | pt_BR |
dc.subject | Higher Education Institutions | pt_BR |
dc.subject | Management Accounting | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning Strategies | pt_BR |
dc.subject | Business Management | pt_BR |
dc.subject | Performance Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Budgets | pt_BR |
dc.subject | Production Costs | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Renan Lacerda. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching strategies and critical evaluation of management accounting from the perspective of teachers in the Public IES of Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Renan Lacerda. Estratégias de ensino e avaliação crítica da contabilidade gerencial sob a ótica de docentes nas IES públicas da Paraíba. 2018. 18fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RENAN LACERDA LIMA - TCC C. CONTÁBEIS 2018.pdf | Renan Lacerda Lima - TCC Ciências Contábeis 2018 | 193.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.