Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114580060624429pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Janaína Ferreira Marques de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, J. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3911525923489278pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas Paraibanas sobre as suas estratégias de ensino-aprendizagem para a Contabilidade Gerencial, como também a sua aplicação prática nas empresas. O público-alvo desta pesquisa foram os docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis que ministram disciplinas relacionadas à contabilidade gerencial em todas as três IES Públicas do Estado da Paraíba. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário baseado em artigos publicados, contendo as principais estratégias de ensino-aprendizagem para o ensino contábil, como também as principais atividades da contabilidade gerencial, elencadas pela literatura, utilizadas pelas empresas na gestão empresarial. Os resultados apontaram que na visão docente, as estratégias de ensino consideradas como mais importantes para o ensino da contabilidade gerencial são aquelas que proporcionam um ensino dinâmico, capazes de envolver ativamente o aluno no processo de ensino-aprendizagem. Em relação à utilização da contabilidade gerencial nas empresas, os docentes apontaram como as atividades mais importantes àquelas que estão associadas às práticas de gestão e avaliação do desempenho da entidade, realização de orçamentos, gestão dos custos de produção; e, o planejamento das atividades da empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidade Gerencialpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino e avaliação crítica da contabilidade gerencial sob a ótica de docentes nas IES públicas da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the perception of teachers in Paraiba Public Higher Education Institutions (HEIs) about their teaching-learning strategies for Management Accounting, as well as their practical application in companies. The target audience of this research was the professors of the undergraduate course in Accounting Sciences who teach disciplines related to management accounting in all three Public HEIs in the State of Paraíba. Data collection was carried out through a questionnaire based on published articles, containing the main teaching-learning strategies for accounting teaching, as well as the main activities of management accounting, listed by the literature, used by companies in business management. The results showed that in the teaching view, the teaching strategies considered as most important for the teaching of management accounting are those that provide dynamic teaching, capable of actively involving the student in the teaching-learning process. In relation to the use of management accounting in companies, the professors pointed out as the most important activities to those that are associated with the management practices and assessment of the entity's performance, budgeting, management of production costs; and, the planning of the company's activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14656-
dc.date.accessioned2020-08-28T16:56:41Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-28T16:56:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectContabilidade Gerencialpt_BR
dc.subjectEstratégias de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão Empresarialpt_BR
dc.subjectAvaliação do Desempenhopt_BR
dc.subjectOrçamentospt_BR
dc.subjectCustos de Produçãopt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionspt_BR
dc.subjectManagement Accountingpt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Strategiespt_BR
dc.subjectBusiness Managementpt_BR
dc.subjectPerformance Evaluationpt_BR
dc.subjectBudgetspt_BR
dc.subjectProduction Costspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Renan Lacerda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching strategies and critical evaluation of management accounting from the perspective of teachers in the Public IES of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Renan Lacerda. Estratégias de ensino e avaliação crítica da contabilidade gerencial sob a ótica de docentes nas IES públicas da Paraíba. 2018. 18fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENAN LACERDA LIMA - TCC C. CONTÁBEIS 2018.pdfRenan Lacerda Lima - TCC Ciências Contábeis 2018193.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.