Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14657
Title: Educação inclusiva: análise das leis de inclusão escolar das crianças com transtorno do espectro autista e seus desafios à luz do ordenamento jurídico brasileiro.
Other Titles: Inclusive education: analysis of school inclusion laws for children with autism spectrum disorder and its challenges in the light of the Brazilian legal system
???metadata.dc.creator???: NEVES, Allane Lucrécia Oliveira das.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Eduardo Pordeus.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Allane Lucrécia Oliveira das. Educação inclusiva: análise das leis de inclusão escolar das crianças com transtorno do espectro autista e seus desafios à luz do ordenamento jurídico brasileiro. 2018. 54fl. Trabalho de Conclusão de Curso( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa versa sobre o direito à educação, analisando as leis brasileiras de inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Especifica-se: investigar a proteção à pessoa com deficiência no Brasil, com vistas à compreensão do TEA; analisar o direito à Educação e as perspectivas de educação inclusiva no Brasil; e evidenciar as dificuldades mediante o processo de inclusão. Objetiva-se de modo geral analisar o processo de inclusão dessas crianças com TEA na rede regular de ensino. A metodologia utilizada para a construção do trabalho em questão parte de diferentes métodos de abordagem, sintetiza-se pelo dedutivo, qualitativo, e o bibliográfico, desenvolvidos a partir do emprego de pesquisas e estudos prioritariamente de bibliografias especializadas e colecionadas de livros, artigos científicos, revistas científicas, bem como, da legislação brasileira pertinente ao tratamento da pessoa com deficiência e o direito à educação – enfatizando, a criança com TEA. Portanto, corroborando com a ideia que o direito à educação é de extrema importância à promoção da pessoa com o TEA, faz-se essencial a implantação efetiva das prerrogativas descritas nos dispositivos legais e investimento nos profissionais visando um resultado otimizador.
Abstract: The present research focuses on the right to education, analysing the Brazilian law of inclusion of children with Autistic spectrum disorder (ASD). The goal is to generally analyze the process of inclusion of these children with TEA on regular network of teaching. Specifies: investigate the protection of person with disabilities in Brazil, aiming at understanding the ASD; analyze the right to education and the prospects of inclusive education in Brazil; and highlight the difficulties through the process of inclusion. The methodology used for the construction of the work in question part of different methods of approach, summarizes the qualitative and deductive, bibliographical study, developed from the use of research and studies primarily of bibliographies specialized and collected books, scientific papers, scientific journals, as well as, the brazilian legislation pertaining to the treatment of the disabled person and the right to education-emphasizing, the child with ASD. Therefore, corroborating with the idea that the right to education is of the utmost importance to the promotion of the person with the TEA, it is essential to the effective implementation of the powers described in legal and professional investment aiming at a result optimizer.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14657
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLANE LUCRÉCIA OLIVEIRA DAS NEVES -TCC DIREITO 2018.pdf783.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.