Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEVES, A. L. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6631538994811242pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Eduardo Pordeus.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143818212585527pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre o direito à educação, analisando as leis brasileiras de inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Especifica-se: investigar a proteção à pessoa com deficiência no Brasil, com vistas à compreensão do TEA; analisar o direito à Educação e as perspectivas de educação inclusiva no Brasil; e evidenciar as dificuldades mediante o processo de inclusão. Objetiva-se de modo geral analisar o processo de inclusão dessas crianças com TEA na rede regular de ensino. A metodologia utilizada para a construção do trabalho em questão parte de diferentes métodos de abordagem, sintetiza-se pelo dedutivo, qualitativo, e o bibliográfico, desenvolvidos a partir do emprego de pesquisas e estudos prioritariamente de bibliografias especializadas e colecionadas de livros, artigos científicos, revistas científicas, bem como, da legislação brasileira pertinente ao tratamento da pessoa com deficiência e o direito à educação – enfatizando, a criança com TEA. Portanto, corroborando com a ideia que o direito à educação é de extrema importância à promoção da pessoa com o TEA, faz-se essencial a implantação efetiva das prerrogativas descritas nos dispositivos legais e investimento nos profissionais visando um resultado otimizador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleEducação inclusiva: análise das leis de inclusão escolar das crianças com transtorno do espectro autista e seus desafios à luz do ordenamento jurídico brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe present research focuses on the right to education, analysing the Brazilian law of inclusion of children with Autistic spectrum disorder (ASD). The goal is to generally analyze the process of inclusion of these children with TEA on regular network of teaching. Specifies: investigate the protection of person with disabilities in Brazil, aiming at understanding the ASD; analyze the right to education and the prospects of inclusive education in Brazil; and highlight the difficulties through the process of inclusion. The methodology used for the construction of the work in question part of different methods of approach, summarizes the qualitative and deductive, bibliographical study, developed from the use of research and studies primarily of bibliographies specialized and collected books, scientific papers, scientific journals, as well as, the brazilian legislation pertaining to the treatment of the disabled person and the right to education-emphasizing, the child with ASD. Therefore, corroborating with the idea that the right to education is of the utmost importance to the promotion of the person with the TEA, it is essential to the effective implementation of the powers described in legal and professional investment aiming at a result optimizer.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14657-
dc.date.accessioned2020-08-28T17:16:58Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-28T17:16:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Allane Lucrécia Oliveira das.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: analysis of school inclusion laws for children with autism spectrum disorder and its challenges in the light of the Brazilian legal systempt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Allane Lucrécia Oliveira das. Educação inclusiva: análise das leis de inclusão escolar das crianças com transtorno do espectro autista e seus desafios à luz do ordenamento jurídico brasileiro. 2018. 54fl. Trabalho de Conclusão de Curso( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLANE LUCRÉCIA OLIVEIRA DAS NEVES -TCC DIREITO 2018.pdf783.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.