Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, S. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2390233941597689pt_BR
dc.contributor.advisor1FIRMINO NETO, Antônio.-
dc.contributor.advisor1IDFIRMINO NETO, A.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o impacto dos recursos financeiros destinados ao FUNDEB na qualidade do ensino público nos municípios da Paraíba. Foram analisados 223 municípios nos períodos de 2011, 2013 e 2015. Os anos de 2012, 2014, 2016 e 2017 foram descartados porque não traziam informações suficientes para as variáveis utilizadas. No tratamento dos dados, utilizou-se do método quantitativo regressão linear múltipla. A variável dependente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que neste estudo é considerada a qualidade de ensino, pois reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, calculados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep. As Variáveis independentes do modelo são: a) docentes com curso superior; e b) infraestrutura escolar (biblioteca, laboratório de informática e quadra esportiva) e c) o valor investido por aluno, para isso será necessário calculara razão FUNDEB/Matriculados, a fim de encontrar o valor mínimo gasto por aluno, o resultado desse cálculo gera a variável (FUNDEB por aluno). Os resultados da regressão apontam que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB e a infraestrutura escolar sozinhos não têm impacto relevante na qualidade da educação. Assim, não é possível afirmar que a disponibilidade de recursos garante uma educação de qualidade. No entanto, os docentes capacitados mostraram ter um impacto maior em relação às demais variáveis estudadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleImpacto dos recursos do FUNDEB na qualidade do ensino básico municipal do Estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the impact of financial resources allocated to FUNDEB on the quality of public education in the municipalities of Paraíba. 223 municipalities were analyzed in the periods of 2011, 2013 and 2015. The years 2012, 2014, 2016 and 2017 were discarded because they did not bring enough information for the variables used. In the treatment of the data, the multiple linear regression quantitative method was used. The dependent variable is the Basic Education Development Index - IDEB, which in this study considers the quality of teaching, as it gathers, in a single indicator, the results of two concepts equally important for the quality of education: the school flow and the performance averages in assessments, calculated from data on school approval, obtained from the School Census, and performance averages in Inep assessments. Variables independent of the model are: a) teachers with higher education; and b) school infrastructure (library, computer lab and sports court) and c) the amount invested per student, for this it will be necessary to calculate the FUNDEB / Matriculares ratio, in order to find the minimum amount spent per student, the result of this calculation generates the variable (FUNDEB per student). The regression results show that the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals - FUNDEB and the school infrastructure alone do not have a relevant impact on the quality of education. Thus, it is not possible to state that the availability of resources guarantees quality education. However, trained teachers showed to have a greater impact in relation to the other variables studied.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14669-
dc.date.accessioned2020-08-28T19:10:03Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-28T19:10:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecursos Financeirospt_BR
dc.subjectQualidade do Ensino Públicopt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectCenso Escolarpt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.subjectFinancial Resourcespt_BR
dc.subjectQuality of Public Educationpt_BR
dc.subjectBasic Education Development Indexpt_BR
dc.subjectSchool Censuspt_BR
dc.subjectAssessmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Silvia Danielly Martins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpact of FUNDEB resources on the quality of Municipal Basic Education in the State of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Silvia Danielly Martins. Impacto dos recursos do FUNDEB na qualidade do ensino básico municipal do Estado da Paraíba. 2018. 48fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA DANIELLY MARTINS QUEIROGA - TCC C. CONTÁBEIS 2018.pdfSilvia Danielly Martins Queiroga - TCC Ciências Contábeis 2018743.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.