Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8423177873759892pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.description.resumoProblemas atuais e futuros de saúde exigem novas competências, para a formação e o planejamento da força de trabalho, ou seja, com conhecimentos, habilidades e capacidades para traduzir políticas públicas e pesquisas em ação efetiva, para o crescimento e desenvolvimento da promoção de saúde. Este estudo buscou investigar a percepção dos servidores da secretaria municipal de saúde de Aparecida/PB, relativa as competências diante do serviço público prestado à população através de uma amostra, entrevistou-se 38 servidores em caráter voluntário. O desenvolvimento do trabalho contou com uma pesquisa exploratória e outra pesquisa descritiva, as quais permitiram aprofundar o conhecimento sobre a gestão por competências e acerca da realidade das políticas públicas de saúde dentro deste município. O destaque nas competências técnicas, foi o quesito conhecimento sobre a legislação relativa ao trabalho, foi percebida como de “extremamente importante” para 63% dos entrevistados. Dentro dos resultados das competências comportamentais, princípios morais como ética, credibilidade, comprometimento e transparência,tiveram maior destaque “extremamente importante” e “muito importante” para mais de 50% dos entrevistados. Também nas competências comportamentais, que envolvem relacionamento interpessoal de trabalho de grupo foram avaliados, como “extremamente importante” e “muito importante”, comunicação, integração, articulação de relacionamento e delegação, para mais de 50% dos entrevistados. Nas competências pessoais como iniciativa e integração para o desenvolvimento pessoal, mais de 50% dos entrevistados destacaram como“extremamente importante” e “muito importante”. Assim através desta pesquisa pode se identificar que competências devem ser estimuladas como política pública de saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão por competências no serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Aparecida-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractCurrent and future health problemsrequire new skills, for training and planning, of the workforce, that is, with knowledge, skills and abilities, to translate public policies and researchinto effective action for the growth and development of health promotion. This study sought to investigate the perception of the employees of the municipal health department of Aparecida/PB regarding the competencies before the public service provided to the population, through a sample, he interviewed 38 servers on a voluntary basis. The development of the work counted on an exploratory researchand another descriptive research, which allowed deepening the knowledge on the management by competencesand about the reality of public health policies within this municipality.The emphasis in the technical competences was the knowledge about legislation related to work,was perceived as "extremely important" for 63% of respondents.Within the results of the behavioral competences, moral principles such as ethics, credibility, commitment and transparency, had greater prominence "extremely important" and "very important" for more than 50% of respondents.In personal skills such as initiative and integration for personal development,more than 50% of the interviewees highlighted as "extremely important" and "very important".Thus through this research can identifyskillswhich should be stimulated as a public health policy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14672-
dc.date.accessioned2020-08-29T00:58:38Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-29T00:58:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectGestão por competênciapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectCompetency-based managementpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectServiço de saúde-
dc.subjectConhecimentos - habilidades - capacidades-
dc.subjectHealth Service-
dc.subjectKnowledge - skills - capabilities-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Luiz Claudio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetency management in the health service of the Municipality of Aparecida-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Luiz Claudio de. Gestão por competências no serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Aparecida-PB. 2018. 62fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ CLAUDIO DE SOUZA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdfLuiz Claudio de Souza - TCC Administração 2018383.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.