Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPINHO, L. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, W. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3396550972394218pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Valterlin dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, V. S.pt_BR
dc.contributor.referee2MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.-
dc.contributor.referee2IDMACRI, L. M. S. R.pt_BR
dc.description.resumoA cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractBeer is one of the most consumed beverages in the Brazilian market, currently considered a cultural symbol. The brewing market is growing above the national average in Brazil compared to other sectors of the economy. In this market scenario are disputing the preference of the consumers several national and international breweries. The general objective of the research is to know through a blind tasting test the perception of academic beer consumers and enrolled in the Administration Course of CCJS-UFCG regarding the identification of different brands of beers commercialized in the region of Sousa-PB. Regarding the methodological procedures, the research is characterized as exploratory, descriptive, field experiment and has a mixed approach: qualitative and quantitative. The main technique used was the blind test with beer commercialized in the region polarized by the Municipality of Sousa-PB: the participants were divided into three groups, with equal number of participants and two brands of beers (type A and type B) were adopted; each group underwent two samples of beers, but without knowing their specifications (brand, packaging, etc.). The results obtained with these tests showed that the majority of the participants of groups 1 and 2, despite claiming to be able to identify the beers they consume, presented conflicting reactions when they tried two samples of the same beer; while the participants in group 3 were more assertive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673-
dc.date.accessioned2020-08-30T17:37:15Z-
dc.date.available2020-08-30-
dc.date.available2020-08-30T17:37:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDegustaçãopt_BR
dc.subjectSaborpt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectTastingpt_BR
dc.subjectFlavorpt_BR
dc.subjectBeerpt_BR
dc.subjectBrandpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINHO, Luan Emiliano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarket research: blind beer tests with academics from the CCJS-UFCG administration course.pt_BR
dc.identifier.citationPINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUAN EMILIANO PINHO - TCC ADMINISTRAÇÃO.pdfLuan Emiliano Pinho -TCC Administração 2018545.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.