Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112240541030408pt_BR
dc.contributor.advisor1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.advisor1IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0993777333130230pt_BR
dc.description.resumoOs métodos de ensino são primordiais na condução e qualidade do aprendizado. Na busca por novas práticas, algumas Metodologias Ativas buscam gerar aprendizagem significativa a partir da problematização, despertando a curiosidade do aluno e transportando-o para o centro do processo da aprendizagem. Com este intuito, a Espiral Construtivista (LIMA,2017) foi idealizada tomando como ponto de partida a concepção construtivista da educação e globalização, unindo a isso, elementos da dialogia e da metodologia científica, para assim se construírem os fundamentos teóricos da mesma. Sua estrutura constitui um processo de seis etapas a saber: identificando problemas, formulando explicações, elaborando questões,buscando novas informações, construindo novos significados e avaliando processo e produtos. Nesse contexto, essa pesquisa teve por objetivo avaliar o método da Espiral Construtivista (EC) como metodologia ativa no curso de Administração do CCJS/UFCG. Fundamentou-se nas teorias da aprendizagem humana, nos métodos de ensino da educação superior, abordando ainda as metodologias problematizadoras como proposta de aprendizagem ativa. Como procedimentos metodológicos, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, com fins descritivos e exploratórios. A estratégia utilizada foi o estudo de caso,tendo seus dados coletados a partir de relatórios de escrita reflexiva sobre a aplicação e vivência do método da EC, produzidos por alunos da disciplina de Técnicas de Negociação, do curso de bacharelado em Administração do CCJS/UFCG, a partir do desenvolvimento do processo em todas as seis etapas que o constituem. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostram que as metodologias ativas ainda são pouco exploradas e isso foi diagnosticado haja vista os alunos desconhecerem a EC. Além disso, a Espiral Construtivista foi abordada como algo inovador e os alunos não só compreenderam todo o processo que envolve a metodologia como também seus benefícios. A dialogia provocou a troca de experiências que contribuiu para a compreensão do assunto abordado.Ficou evidente que é necessário um novo modelo de ensino-aprendizagem e que o método da Espiral Construtivista poderia ser utilizado no referido curso como forma de melhorias na esfera acadêmica e do futuro profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO uso da espiral construtivista como metodologista ativa em um curso de administração.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractTeaching methods are paramount in driving and quality learning. In the search for new practices, some Active Methodologies seek to generate meaningful learning from the problematization, awakening the student's curiosity and taking him to the learning center. Thus, the Constructivist Spiral (LIMA, 2017) was idealized taking as a starting point the constructivist conception of education and globalization, joining to this, elements of the dialogue and the scientific methodology, to build the theoretical foundations of the same. The structure of the constructivist spiral consists of a six-step process: identifying problems, formulating explanations, elaborating questions, seeking additional information, constructing new meanings, and evaluating process and products. In this context, this research had as objective to evaluate the Constructivist Spiral (CS) method as an active methodology in the Business Administration course of the CCJS/UFCG. It was based on theories of human learning, teaching methods of higher education, addressing also the problematizing methodologies as proposals for active learning. As methodological procedures, the study adopted a qualitative approach, with descriptive and exploratory purposes. The strategy used was the case study, whose data were collected from reflective writing reports on the application and experience of the CS method, produced by students of the discipline of Negotiation Techniques, of the baccalaureate course in Business Administration of CCJSUFCG, from the development of the process in all six stages that constitute it. The data were treated by means of content analysis. The results show that the active methodologies are still little explored, and this was identified in order that the students are not aware of its use. In addition, the Constructivist Spiral was approached as something innovative and students not only understood the entire process that involves the methodology but also its benefits. The dialogue provoked the exchange of experiences that contributed to the understanding of the subject addressed. It became clear that a new teaching-learning model is necessary and that the Constructivist Spiral method could be used during business administration course as a way of improving academic scope and professional future.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14674-
dc.date.accessioned2020-08-30T18:11:31Z-
dc.date.available2020-08-30-
dc.date.available2020-08-30T18:11:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEspiral Construtivistapt_BR
dc.subjectCurso de Administraçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectQuestioningpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectConstructivist Spiralpt_BR
dc.subjectAdministration coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Maria Adelina de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the constructivist spiral as an active methodologist in a business course.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Maria Adelina de. O uso da espiral construtivista como metodologista ativa em um curso de administração. 2018. 57fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ADELINA DE QUEIROGA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdfMaria Adelina de Queiroga -TCC Administração 2018424.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.