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Title: Vídeos de contação de histórias em libras: caminhos na formação leitora dos surdos.
Other Titles: Videos of storytelling in pounds: paths in the reading training of the deaf.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Alexsandra de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEIXOTO, Janaína Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee3???: PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
Keywords: Meio Digital;Digital Media;Medios Digitales;Vídeos;Libras;Pounds;Contação de Histórias;Narración;Storytelling;TV INES
Issue Date: 31-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, A. de M. Vídeos de contação de histórias em libras: caminhos na formação leitora dos surdos. 2020. 115 f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020
???metadata.dc.description.resumo???: Desde a década de 80 do séc. XX, o mundo tem vivido grandes transformações tecnológicas. A informação passou a ser mais acessível graças à era digital do contexto social em que estamos inseridos. Com isso, a internet tem sido um canal de acesso rápido a informações em tempo real. Na internet, a exposição e o consumo de vários tipos de publicações, tais como notícias, e-books, artigos acadêmicos, ambientes de bate-papo, fazem parte de uma nova conjuntura comunicacional. Os códigos digitais que transitam através da rede mundial de computadores impactam diretamente as novas formas textuais. Nesse cenário, existem várias possibilidades de leitura, que podem ser obtidas através de muitos meios, dentre os quais fotos, imagens, obras, jogos, entre outros. Os vídeos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), têm ganhado destaque no meio digital devido a sua facilidade de acesso e a diversidade de trocas de experiências para as comunidades surdas. Materializados nesses vídeos, podemos encontrar jornais, entrevistas, videoaulas, documentários; também filmes, músicas, teatro, narrativas, contos, poesias, que proporcionam um novo formato de ampliação para o texto literário. Uma das maneiras de promoção ao contato com textos literários é a contação de histórias em Libras. O ambiente virtual se afirma cada vez mais como um meio que oferta outros modos de leitura, especialmente na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Existe a compreensão de que os vídeos de contação de histórias em língua de sinais apresentam possibilidades formadoras que se constituem em criar e recriar as significações a respeito do fazer, ser e pensar, mas, comumente, são ignorados em seu potencial ou não são analisados como deveriam. Diante disso, o presente estudo pretende responder ao seguinte questionamento: os vídeos de contação de histórias em Libras apresentam aspectos indicadores à formação leitora do surdo? Para tanto, analisamos vídeos presentes em dois canais disponíveis na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, por meio de uma pesquisa qualitativo-descritiva, tendo como objetivo geral: analisar vídeos de contação de histórias em Libras voltados à formação do leitor surdo. Os nossos objetivos específicos são: (1) caracterizar a apresentação do livro físico dentro dos vídeos correspondentes; (2) identificar os aspectos multimodais e semióticos utilizados para contação de histórias em Libras; e (3) refletir sobre as contribuições que os vídeos de contação de histórias em Libras podem trazer para a formação leitora do surdo. Teoricamente, partirmos das discussões de Sisto (2012), Busatto (2013), Santaella (2012), Zacharias (2016), entre outros, sobre contação de histórias, leitura de imagem e de textos multimodais em ambientes digitais. Os resultados apontam que os vídeos de contação de histórias em Libras contribuem na formação leitora de crianças surdas, devido a combinação entre os elementos semióticos e multimodais presentes. De mesmo modo, aproximam essas crianças de obras literárias escritas em português, texto de partida das contações de histórias, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura. Além disso, os vídeos de contação de histórias em Libras se constituem como um recurso com potencial de auxiliar as práticas docentes voltadas à formação leitora de crianças surdas, uma vez que o profissional que produz e faz uso dos vídeos em sala de aula pode direcionar uma mediação para o aspecto pedagógico ou pode ofertar o texto literário de forma lúdica, estimulante e atrativa.
Abstract: Since the 1980s the world has seen major technological transformations. Information became much more accesible thanks to the digital era of our social context. As such, the Internet has been a channel of quick access to information in real time. On the internet, the exposition and consumation of many kinds of publications, such as nows, e-books, academic ppers, chat, are together part of a new communication context. Digital codes spread through the world wide web directly impacts new text forms. In this scenario, there are many reading possibilities that may be acquired via many means, such as pictures, images, pieces, games, among others. The videos, in Brazilian Sign Language (Libras), has been gaining space in the digital means because of its ease of access and the diversitiy of experience exchanges for deaf communities. Materialized in these videos are news, interviews, classes, documentaries, movies, songs, theater, narratives, tales, poems, empowering a new format of text spreading for literary text. One of the ways of promoting handling of literary texts is storytelling in Libras. The virtual environment is ever more solid as a mean taht offers alternative reading modes, specially in the video sharing platform YouTube. There is the comprehension that storytelling videos in Libras presents more growth possibilities in ways of creating and transforming meaning when doing, being, and thinking, but usually are ignored in their potential or are not analysed as they should. As such, this study intends to answer the following question: does storytelling videos in Libras contain aspects of reading growth of the deaf? For such, we analised videos present in two channels available in the video sharing platform YouTube, via a qualitative-descriptive research, with the following general goal: to analyse storytelling videos in Libras intended to the growth of the deaf reader. Our specific goals are: (1) to profile the presentation of the physical book in the videos; (2) to identify the multimodals and semioptical aspects used in the storytelling in Libars; and (3) to dive deep in the contributions that the storytelling videos in Libras may add to the growth of the deaf reader. Theoretically, we began from the work of Sisto (2012), Busatto (2013), Santaella (2012), Zacharias (2016), among others, about storytelling, image reading and multimodal texts in digital environments. The results suggest that storytelling videos in Libras add to the reading growth of deaf children, because of the combination among elements semiopticals and multimodals contained in them. In the same way, they narrow the gap between children and literary works written in Portuguese, original texts of the storytellings, thus promoting the development of competencies related to reading. Besides, the storytelling videos in Libras work as a resource with potential to assist teaching practices directed to the reading development of deaf children, because the professional that makes and uses videos in the classroom bay direct a mediation to the pedagogical aspect or may offer the literary text in a ludic way, exciting and attractive.
Keywords: Meio Digital
Digital Media
Medios Digitales
Vídeos
Libras
Pounds
Contação de Histórias
Narración
Storytelling
TV INES
???metadata.dc.subject.cnpq???: Lingüística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14688
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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ALEXSANDRA DE MELO ARAÚJO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2020.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


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