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Title: Aprendendo sociologia no fazer sustentável.
Other Titles: Learning sociology in sustainable making.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIRÊDO, Cassiano Quinino de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BODART, Cristiano das Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, José Luciano Albino.
???metadata.dc.contributor.referee3???: VILLOTTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
Keywords: Ensino-Aprendizagem;Teaching-Learning;Enseñanza-Aprendizaje;Sociologia;Sociology;Ensino Médio;Intervenção Social;Social Intervention;Intervención Social;Pesquisa-Ação;Investigación para la Acción;Action Research
Issue Date: 24-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIRÊDO, C. Q. de M. Aprendendo sociologia no fazer sustentável. 173 f. (Dissertação de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, que adentra no universo do ensino-aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio Regular (EMR), foi construído como uma intervenção pedagógica, intitulada “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo geral foi construir e efetivar o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia no EMR, mediado por um projeto de intervenção social com base no desenvolvimento sustentável. Realizado com os estudantes da Escola Estadual João Alencar de Medeiros (EEJAM) e com parcela da comunidade do município de Ipueira-RN, a construção do trabalho se deu a partir das categorias ensino-aprendizagem, Sociologia, projeto de intervenção social e desenvolvimento sustentável. Para tanto, refletiu-se a partir do referencial: Giddens (1991, 2009, 2012), Giddens, Lash e Beck (2012) e Paulo Freire (2016, 2018). Ainda no que tange o seu desenvolvimento, foi utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos procedimentos de ação, houve intervenção social por meio da produção, bonificação e venda de sabões, contando com a participação de grupos sociais, intercalada por uma constante vinculação a temas, conceitos e teorias sociológicas, os quais foram debatidos e trabalhados dentro e fora da escola através de aulas dialogadas, mesa redonda, jogos, seminários, visitas e comunicações junto à comunidade, coletas de matéria-prima, produção de sabão e elaboração de artigos. Quanto à metodologia de avaliação, utilizou-se a observação participante e a observação sistemática com técnicas de entrevistas estruturadas e questionários. Mediante um processo dialógico e reflexivo de ensino-aprendizagem, como resultado identificou-se que os discentes foram constantemente estimulados a refletirem sobre o meio e a se reconhecerem como agentes capazes de transformar a realidade social, uma vez que aproximaram a si e a EEJAM da comunidade; passaram a conhecer melhor a realidade comunitária local; conseguiram estabelecer vinculações entre os temas, conceitos e teorias sociológicas às vivências experimentadas por intermédio do Prefácio; apropriaram-se de conhecimento sociológico; desenvolveram estímulo ao pensamento crítico; produziram um livro; interagiram mais entre si e com pessoas de outras gerações; trabalharam em equipe; contribuíram para a construção de um aplicativo; desenvolveram consciência da necessidade da preservação da natureza, assim como o meio ambiente passou a ser menos degradado. Portanto, contribuíram para a mudança da realidade local. Apesar de algumas dificuldades, vale destacar que o objetivo geral foi alcançado. Espera-se que essa intervenção sirva como um guia imperfeito que possa subsidiar análises de todos que queiram adentrar aos estudos a ela relacionados. Em especial, que seja utilizado por professores que se interessam pela aplicação cotidiana, de maneira prática, dos temas, conceitos e teorias sociológicas. É, ainda, um estímulo para que as práticas metodológicas vinculadas ao ensino de Sociologia sejam ininterruptamente repensadas e compartilhadas, além de ser um documento que endossa a luta pela continuidade e legitimação da Sociologia como disciplina da educação básica.
Abstract: This work dives into the universe of teaching-learning Sociology in “Regular High School” (RHS), it was built as a pedagogical intervention entitled “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, that translates into: “Preface: the student body as protagonist in the construction of a new social reality based on sustainable development”, with the main objective to build and implement the teaching-learning process of Sociology at RHS, mediated by a social intervention project based on sustainable development. It was carried out with students from the João Alencar de Medeiros State School (EEJAM) and with a portion of the community of the town of Ipueira-RN. The project took place from the categories teaching-learning, sociology, social intervention and sustainable development, for that, it was reflected from the framework: Giddens (1991, 2009, 2012), Giddens, Lash e Beck (2012), Paulo Freire (2016,2018). Action research was used for its development. As for action procedures, there was social intervention through the production, share and sale of soaps with the participation of social groups, interspersed by a constant link to sociological themes, concepts and theories that were discussed and worked on inside and outside the school through classes, round table, games, seminars, visits and discussions in the community, collections of raw materials and supplies, soap production and preparation of products. As for the evaluation methodology, participant observation and systematic observation with structured interview techniques and questionnaires were used. Through a dialogical and reflective teaching-learning process, it was identified that students were constantly encouraged to reflect and to recognize themselves as agents capable of transforming social reality, brought themselves and EEJAM closer to the community; they learn more about the local community; they managed to establish links among the themes, concepts and sociological theories to the experiences experienced through the Preface; they acquired sociological knowledge; developed a stimulus to critical thinking; wrote and produced a book; interacted more with each other and with other generations; they worked as a team; contributed to the construction of an application; they developed awareness of the need to preserve nature, as well as the environment became less degraded. Therefore, they contributed to changing the local reality. Despite some difficulties, the overall objective was achieved. It is hoped that this intervention will serve as an imperfect guide that can support the analysis of everyone who wants to enter the studies related to it. In particular, it should be used by teachers who are interested in the practical application of sociological themes, concepts and theories on a daily basis. It is an incentive for methodological practices linked to the teaching of Sociology to be continually rethought and shared. It is yet another document that endorses the struggle for the continuity and legitimation of Sociology as a discipline of basic education.
Keywords: Ensino-Aprendizagem
Teaching-Learning
Enseñanza-Aprendizaje
Sociologia
Sociology
Ensino Médio
Intervenção Social
Social Intervention
Intervención Social
Pesquisa-Ação
Investigación para la Acción
Action Research
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14698
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

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