Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIGUEIREDO, E. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Wellington Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, W. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3396550972394218pt_BR
dc.contributor.referee1LEMENHE, Flávio.-
dc.contributor.referee1IDLEMENHE, F.pt_BR
dc.contributor.referee2PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.-
dc.contributor.referee2IDPEREIRA, A. W. R.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o modelo de desenvolvimento rural predominante ainda é baseado no uso extensivo de terras; na monocultura; na exportação; no uso intensivo de máquinas, adubos químicos e agrotóxicos. Face invisível da realidade sustentável e da segurança alimentar, sobretudo para o setor produtivo, é a educação ambiental. A educação ambiental deve ser o primeiro passo para instigar a consciência crítica sobre as questões ambientais. Área temática pouco explorada pela academia local na região de Sousa-PB, as inquietudes com as questões ambientais moveram esta pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção dos agricultores familiares do Distrito de Irrigação Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (DPIVAS) quanto ao cenário da educação ambiental naquele distrito de irrigação. A revisão de literatura explorou o debate sobre a Educação Ambiental; o cenário dos distritos de irrigação no Brasil; e os sistemas agroindustriais e a agricultura familiar. Quanto à metodologia, esta pesquisa é delineada como exploratória, descritiva e de campo. Conclui-se que a matéria ambiental nas Várzeas de Sousa está à mercê da iniciativa do pequeno produtor rural – conquanto ações relativas a palestras ou cursos sobre as temáticas atinentes ao meio ambiente ou à educação ambiental sejam citadas. Fato é que inúmeras instituições poderiam contribuir substancialmente com pesquisas e/ou com a consequente extensão técnica relacionada a educação ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleCenário da educação ambiental segundo os agricultores familiares do DPIVAS em Sousa (PB).pt_BR
dc.date.issued2018-12-18-
dc.description.abstractIn Brasil, the predominant rural development model is still based on extensive land use; in monoculture; on export; in the intensive use of machines, chemical fertilizers and agrochemicals. The invisible face of sustainable reality and food security, especially for the productive sector, is environmental education. Environmental education should be the first step in instigating critical awareness of environmental issues. A thematic area little explored by the local academy in the Sousa-PB region, concerns with environmental issues moved this research with the objective of knowing the perception of the family farmers of the Irrigated Irrigation District Várzeas de Sousa (DPIVAS) regarding the scenario of education environment in that irrigation district. The literature review explored the debate on Environmental Education; the scenario of irrigation districts in Brazil; and agro-industrial systems and family farming. As for the methodology, this research is delineated as exploratory, descriptive and field. It is concluded that the environmental matter in the Várzeas de Sousa is at the mercy of the initiative of the small rural producer – although actions related to lectures or courses on the themes related to the environment or environmental education are cited. It is a fact that many institutions could contribute substantially with research and / or with the consequent technical extension related to environmental education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14711-
dc.date.accessioned2020-08-31T18:02:22Z-
dc.date.available2020-08-31-
dc.date.available2020-08-31T18:02:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ruralpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectRural sustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectMonocultura-
dc.subjectAdubos químicos e agrotóxicos-
dc.subjectSistemas agroindustriais-
dc.subjectMonoculture-
dc.subjectChemical and pesticide fertilizers-
dc.subjectAgro-industrial systems-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Edglênio Moreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education scenario according to DPIVAS family farmers in Sousa (PB).pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Edglênio Moreira de. Cenário da educação ambiental segundo os agricultores familiares do DPIVAS em Sousa (PB). 2018. 51fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro e Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDGLÊNIO MOREIRA DE FIGUEIREDO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdfEdglênio Moreira de Figueiredo -TCC Administração 2018554.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.