Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14732
Title: Inclusão digital na cidade de Pereiro - CE: a cobertura do cinturão digital e as redes de fibra óptica.
Other Titles: Digital inclusion in the city of Pereiro - CE: digital belt coverage and fiber optic networks.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Lucas Honorio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Wellington Ferreira de.
Keywords: Aprendizagem;Educação;Escolas públicas;Inclusão digital;Learning;Education;Public schools;Digital inclusion
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Lucas Honorio. Inclusão digital na cidade de pereiro-CE: a cobertura do cinturão digital e as redes de fibra óptica. 2018. 85fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetivou estudar o processo de inclusão digital na educação básica da cidade de Pereiro no Ceará. O estudo buscou entender melhor o contexto da expansão da internet e pesquisar acerca da inclusão digital no Ceará. O método adotado para esse trabalho aludiu a uma pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e quantitativa. A pesquisa priorizou dados numéricos que mostram o desempenho e importância da expansão da internet no Brasil e o projeto do Cinturão Digital no estado do Ceará. Assim, realizou-se um estudo de campo, através da aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre o tema em pauta. Fez-se uso de tais ferramentas no intuito de construir um trabalho que evidencie de fato a realidade da Educação a partir do uso das tecnologias digitais, essa que surge como uma necessidade fundamental no cenário contemporâneo. Os resultados revelaram o avanço na aquisição dos conhecimentos de alunos da cidade de Pereiro – CE, após a implantação do serviço de internet, com respaldo ainda acerca da sua influência no processo educacional como um todo. Os dados levantados evidenciaram à qualidade da educação e da proposta de ensino adotada para com a inclusão digital. Conclui-se, portanto, que há a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de educação tecnológica, bem como a atuação profissional em consonância com estas, privilegiando com isso, a efetivação dos direitos previstos nas legislações de ordem global. As reflexões expostas pelos sujeitos possibilitaram considerar que as atuais políticas inclusivas têm sido satisfatórias, contudo necessita ainda de medidas frequentes a atuação do educador mediante o apoio de todos os setores da sociedade.
Abstract: The present study aimed to study the process of digital inclusion in the basic education of the city of Pereiro in Ceará. The study sought to better understand the context of internet expansion and research about digital inclusion in Ceará. The method adopted for this work alluded to a bibliographical, descriptive, documentary and quantitative. The research prioritized numerical data showing the performance and importance of Internet expansion in Brazil and the Digital Belt Project in the state of Ceará. Thus, a field study was carried out, through the application of a questionnaire with objective and subjective questions about the topic in question. These tools have been used in order to build a work that evidences the reality of Education from the use of digital technologies, which emerges as a fundamental need in the contemporary scenario. The results revealed the progress in the acquisition of the knowledge of students from the city of Pereiro – CE, after the implementation of the internet service, with support still about their influence on the educational process as a whole. The data presented evidenced the quality of education and the teaching proposal adopted for digital inclusion. It is concluded, therefore, that there is a need for the creation and implementation of public policies of technological education, as well as the professional action in line with these, privileging with this, the realization of the rights provided in the global legislations. The reflections exposed by the subjects made it possible to consider that the current inclusive policies have been satisfactory, yet still needs frequent measures to the educator's action through the support of all sectors of society. Therefore, to move towards a real digital inclusion, not utopian, focused on the care and promotion of the subject in all aspects.
Keywords: Aprendizagem
Educação
Escolas públicas
Inclusão digital
Learning
Education
Public schools
Digital inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14732
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS HONORIO DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2018.pdfLucas Honorio da Silva -TCC Administração 2018973.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.